Presidente da Federação de Ciclismo de RO visita Vilhena e anuncia etapas do Estadual na cidade em 2021

Pela primeira vez uma cidade do Cone Sul irá receber o evento.

1745
Atletas durante a reunião com a presidência da FECRO.

Apesar de levar o nome do Estado, o campeonato Rondoniense de Ciclismo nas categorias Speed e Mountain Bike, nuca teve provas realizadas fora da capital de Porto Velho. Isso irá mudar a partir de 2021. Esteve em Vilhena na manhã deste sábado, 26 de setembro, o presidente da FECRO (Federação de Ciclismo de Rondônia), Josué Capistrano e o vice Mauro Edney, que apresentaram o calendário do esporte para o próximo ano. Cidades como, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré e Extrema também entraram no circuito e farão de fato, um estadual de ciclismo no próximo ano.

A dupla foi recepcionada por diversos atletas, inclusive organizadores de eventos das cidades de Cerejeiras e Colorado do Oeste, que vieram acompanhar a reunião. Além do casal que dirige o Mountain Bike Vilhena, Márcio e Adriane Souza, também representantes da federação na cidade.

Esteve ainda no encontro, Rita Marta Correia, representante da Semtic – Secretaria Municipal De Turismo, Industria E Comércio, já que um dos objetivos do grupo também é trazer turistas ao Cone Sul do Estado.

Além de apresentar as cidades que irão receber as duas modalidades no ano de 2021, (Speed e MTB) o presidente da Fecro disse que pretende criar uma plataforma de cadastro para ciclistas no Estado. “Nós temos muitos atletas já formados e disputando competições, porém, não há um amparo, nem mesmo um censo para sabermos quantos ciclistas existem em Rondônia. É preciso nos juntar, para aí sim, buscarmos melhorias para os atletas em Rondônia”, argumentou.

Adriane, amante do pedal e representante na cidade do esporte disse que “Foi uma reunião muita produtiva. A vinda do presidente para Vilhena representa uma nova era para o ciclismo na cidade. A partir de hoje nós entramos no âmbito de competições estaduais. Isso vai alavancar o esporte por todo o Cone Sul e também fomentar o turismo por aqui”, disse.

Vilhena abrirá o estadual de Mountain Bike 2021

Sem definir os dias das realizações das provas, mas apresentando o mês em que cada cidade receberá o evento, o calendário foi apresentado assim:

Categoria Speed (Prova de estrada)
Março: Cacoal
Abril: Vilhena
Maio: Ariquemes
Junho: Porto Velho
Julho: Nova Mamoré

Categoria Mountain Bike
Julho: Vilhena
Agosto: Cacoal
Setembro: Extrema
Outubro: Ji-Paraná
Novembro: Porto Velho

A mensagem deixada pelo grupo é de conscientização para os ciclista. “O grupo de pessoas que andam de bike, seja por passeio, por esporte ou mesmo profissional aumentou muito, por isso pedimos aqui, se cuidem. Procure saber sobre equipamentos de segurança, locais para melhor circulação e vamos fazer crescer o esporte em Rondônia”, falou Mauro, vice-presidente da Fecro.

A reunião aconteceu no Hotel Rover, local em que a dupla de presidentes estava hospedada. Após o encontro eles retornaram rumo à capital, porém pararão em Ariquemes, onde realizarão o mesmo tipo de reunião com representantes de lá.

Adriane e Márcio Souza, responsáveis pela MTB Vilhena