Possibilidade de temporais na madrugada deixa bombeiros em alerta no Cone Sul

O alerta é válido das 23h desta sexta-feira às 09h de sábado.

3687

Baseada em centros e institutos de meteorologia, a Coordenadoria de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, emitiu nesta sexta-feira (24), alerta sobre a possibilidade de fortes temporais com vento de até 100km/h e precipitações entre 30 e 60 mm/h.

As áreas de maior risco são as cidades de Cabixi, Colorado D’Oeste e Vilhena, no Cone Sul do estado. O alerta é válido das 23h desta sexta-feira às 09h de sábado.

Riscos e recomendações

Considera-se risco de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores e de estruturas como telhados, placas publicitárias e moradias precárias, além de alagamentos e incidência de descargas elétricas.

Recomenda-se à população adotar medidas de prevenção durante os eventos como proteger-se em local abrigado, longe de janelas, evitar utilizar telefone, desconectar da tomada aparelhos elétricos e eletrônicos bem como suas antenas. Na impossibilidade de se abrigar em casa deve-se evitar ficar próximo de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados. Em locais abertos deve-se se agachar com os pés juntos e abraçando as pernas.

Recomenda-se aos órgãos municipais de Defesa Civil e as prefeituras municipais manterem atualizados cadastros de recursos necessários às medidas de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Para emergências ligue 193 – Corpo de Bombeiros. Nota de Alerta nº1_2018(1)