Palestra para estudantes fala sobre preservação do Rio Guaporé

Com abertura da temporada de pesca, campanha #SomosTodosGuaporé da Sicoob Credisul chega às escolas

303

Com o início da temporada de pesca e o consequente aumento de frequentadores no Rio Guaporé, a Sicoob Credisul decidiu ampliar a campanha #SomosTodosGuapore em 2019.  Uma das ações é a ministração de palestra sobre a preservação do meio ambiente, instruindo a destinação correta do lixo produzido durante as pescarias no Guaporé, para alunos de escolas de Vilhena.

Esta semana, a equipe da cooperativa visitou a Coopevi. Crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio acompanharam a apresentação da jornalista Adevania Silveira, coordenadora de Marketing da Sicoob Credisul, que explicou o objetivo da campanha e os incentivou a apoiarem a ideia de proteger o rio e de aderirem à campanha #desafiodolixo, que ganhou força em todo o mundo.

A campanha #SomosTodosGuapore teve início em 2017, para dar visibilidade ao grupo de voluntários que, liderados pelo ambientalista José Ribeiro, realiza um mutirão de limpeza do Rio Guaporé todos os anos em Cabixi (RO). Em 2018, com o apoio da prefeitura de Pimenteiras do Oeste (RO), a limpeza se estendeu até o município, de onde foram retiradas cerca de 5 toneladas de resíduos de vários acampamentos de pesca.

Nesses dois anos, a campanha acontecia somente no período de defeso, quando se realizava a coleta do lixo deixado por pescadores e turistas nos acampamentos às margens do rio. Em 2019, a Sicoob Credisul decidiu trabalhar a campanha logo no início do período de pesca, quando o fluxo de visitantes no rio é maior e quando se acumula o lixo.

Adevania considera importante trabalhar o tema com as crianças, pois a maioria frequenta o rio com a família. “Ao mesmo tempo que ensinamos a importância de se preservar o meio ambiente, vamos criando um exército de crianças e adolescentes pronto a contribuir para esta limpeza tão necessária. Há muito trabalho a ser feito e precisamos contar com a união de todos, de crianças e adultos, das instituições e órgãos públicos. Só assim vamos poder frear este descaso e a quantidade de lixo despejada no rio”, afirma.

A coordenadora pedagógica, Meire Roldão explica que é muito importante que a consciência de preservação do meio ambiente e das belezas naturais da região sejam despertadas logo cedo nas crianças. “A palestra veio complementar o que as professoras estão trabalhando, sobre o cuidado com a natureza e o meio onde vivemos, e da importância de o lixo ser colocado no lugar certo”, disse.

As escolas de Vilhena e cidades do Cone Sul de Rondônia que desejarem receber gratuitamente a palestra #SomosTodosGuaporé podem agendar pelo e-mail: marketing@sicoobcredisul.com.br .