Imprudência e acidentes motivam implantação de redutores de velocidade em Vilhena

Medida visa evitar acidentes por excesso de velocidade

1264
Foto: divulgação/Semcom

A fim de combater o excesso de velocidade em cruzamentos importantes da cidade, o prefeito Eduardo Japonês solicitou estudo da Secretaria Municipal de Trânsito para a instalação de redutores de velocidade em várias ruas e avenidas. Ao todo, até o fim desta operação, serão construídos 11 quebra-molas através da Secretaria Municipal de Obras.

Esta é uma antiga reivindicação dos moradores e comerciantes, que observam o aumento da frota e do tamanho da cidade. A pressa e a falta de respeito às leis de trânsito motivaram a ação, que, incluindo um obstáculo na via, como o quebra-molas, força os condutores a reduzirem a velocidade para os padrões seguros e permitidos.

Segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Vilhena 60% dos acidentes ocorrem em colisões transversais ou laterais, ocasionadas por avanço de preferencial em cruzamentos.

“As lombadas dão mais segurança aos pedestres, motociclistas e condutores de carros, visto que em baixa velocidade a chance de um acidente acontecer é bem menor. Temos todos os anos mais de mil pessoas sendo atendidas no hospital por causa de acidentes e estamos trabalhando em diversas frentes, desde a Educação de Trânsito até intervenções na pista, para esse número reduzir”, garante Eduardo Japonês.

De acordo com o secretário de Obras, Carlos Schramm, a preocupação com a velocidade dos veículos é de todos. “Nosso objetivo é preservar a vida. Embora alguns condutores não gostem de quebra-molas, nós gostamos mais da segurança. A medida é extremamente necessária para diminuir os acidentes. Estamos sinalizando eles com pintura amarela e colocando placas antecipadamente a fim de todos ficarem avisados de antemão”, explica.

Esta é uma das ações de um conjunto de medidas da Prefeitura no trânsito local, que inclui palestras educativas, sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas), reuniões com Governo, previsão da criação de agentes de trânsito, rotatórias ecológicas, eventos de conscientização, blitzes com polícias, reativação do convênio com a Polícia Militar, manutenção de semáforos, vistorias em veículos, regularização de aplicativos, entre outras ações.

Confira abaixo os locais programados para receber os redutores neste e no próximo mês. Alguns já foram contemplados.

  • Av. Sabino Bezerra de Queiroz (em frente à Semed)
  • Av. Sabino Bezerra de Queiroz (em frente ao Vilhena Notícias)
  • Av. Brasil c/ rua Duzalina Milani (Bela Vista)
  • Av. Álvaro José Gonçalves c/ rua 1802 (Bela Vista)
  • Av. Juraci Correia Muller (em frente à escola Luiz Carlos)
  • Av. Pio Menezes Veiga (em frente à escola Omar Godoy)
  • Av. Tancredo Neves (em frente à APAE) – Duas unidades
  • Av. Melvin Jhones (próximo ao mercado São Luiz, no Cristo Rei) – Duas unidades
  • Av. Brigadeiro Eduardo Gomes (próximo ao Sesi)