Governador desautoriza PM de realizar prisões de quem descumprir lockdown

1782
Foto: Reprodução

O governador de Rondônia Marcos Rocha desautorizou a Polícia Militar a realizar detenções de pessoas que descumprirem os decretos que estabelecem medidas de enfrentamento à covid-19 em Porto Velho e Candeias do Jamari. Ontem (segunda-feira), o coordenador de policiamento operacional, coronel Fábio Alexandre Santos França, informou à imprensa do estado que a fase de orientações tinha terminado. “Acabou esse negócio de ficar orientando, não iremos mais tolerar”, afirmou, explicando que todos sabiam das medidas decretadas e que quem descumprisse iria sofrer as consequências quando fosse abordado. A informação é do Rondônia Agora.

Comando subiu o tom

Em coletiva de imprensa, ainda na tarde de ontem, o comandante geral da PM, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida foi ainda mais duro. “Se aquela pessoa constar nos nossos arquivos, que já tem um Termo Circunstanciado de Ocorrência, ela vai automaticamente ser encaminhada para a Central de Flagrantes por conta da infração do que diz o decreto em vigor”, apontou.

O posicionamento da PM irritou o governador do Estado. Em mensagem publicada na noite de ontem ele disse que “é falsa a alegação de que haverá prisões pelo descumprimento da normativa de Isolamento Social em Porto Velho e Candeias do Jamari. Segundo o governador, esse não foi o procedimento passado para o comando. “NÃO PERMITIREI ISSO. Sou contra essas ações no Estado de Direito que vivemos e mesmo que estejamos em um momento de exceção, entendo que NÃO É ACEITÁVEL!”, declarou Marcus Rocha. Segundo o governador, o comandante da PM se confundiu.

Para o governador, a nova normativa do estado para frear a pandemia do novo coronavírus tem por objetivo a maior adesão da população ao distanciamento social.