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Especialista fala sobre benefícios do chá que você não conhecia

O chá é uma bebida perfeita para qualquer época do ano porque pode ser servido quente ou gelado, para esquentar ou refrescar o corpo. Mas seus benefícios vão muito além disso: existem muitas pesquisas mostrando que beber chá pode realmente melhorar a saúde.

Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology envolveu mais de 100.000 adultos na China e descobriu que aqueles que tomavam chá regularmente eram menos propensos a desenvolver doença cardiovascular aterosclerótica ou morrer prematuramente por qualquer causa – particularmente acidente vascular cerebral – em comparação com outros durante um acompanhamento de sete anos.

O vínculo era especialmente forte entre os bebedores habituais de chá – aqueles que consumiam a bebida pelo menos três vezes por semana e o chá verde parecia ter um efeito mais forte que o chá preto.

O chá, especialmente o verde, é uma rica fonte de flavonóides, compostos bioativos que podem diminuir o estresse oxidativo, aliviar a inflamação e proporcionar outros benefícios à saúde e também é rico em l-teanina, aminoácido que combate a ansiedade e promove a concentração.

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Conversamos com a nutricionista Romina Cerutti para conhecer outros benefícios do chá para a saúde:

 

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes trabalham para impedir que seu corpo “enferruje” e ajudam a manter a jovialidade, além de proteger dos danos causados ​​pela poluição. Consuma mais antioxidantes com um chá branco, que é menos processado que o chá preto ou verde, para conseguir um benefício ainda maior.

 

Tem menos cafeína que o café

As misturas de ervas não contém cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que normalmente é encontrado no café. Isso significa que você pode consumi-lo sem os efeitos desagradáveis ​​no sistema nervoso. Se você está tentando mudar de café para chá, experimente um chá de raiz de chicória como o Teeccino, que tem uma sensação na boca e um sabor semelhante ao café. A raiz da chicória também é conhecida por ajudar a reduzir o estresse e é um prebiótico, por isso pode ser útil para o intestino.

 

Pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame

Um estudo publicado em 2016 que combinou dados de uma série de relatórios anteriores encontrou uma redução de quase 20% no risco de ataque cardíaco e 35% no risco de derrame entre aqueles que bebiam de uma a três xícaras de chá verde por dia . Aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de chá verde diariamente tiveram uma redução de 32% no risco de sofrer um ataque cardíaco e níveis mais baixos de colesterol LDL.

Quatro xícaras de chá verde podem fazer com que as idas ao banheiro sejam frequentes, mas você pode obter o mesmo benefício ao beber uma xícara de chá matcha, feito de folhas de chá verde moídas e que é o equivalente nutricional de 10 xícaras de chá verde comum.

 

Pode ajudar a proteger seus ossos

Dados de estudos recentes com animais mostraram que o chá verde pode impedir a perda óssea. A moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, é conhecida por suas propriedades medicinais e agora está rapidamente se tornando um superalimento.

Com mais cálcio que o leite, além de ferro, vitamina A e K, o chá de moringa é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes.

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