Como Configurar Respostas Automáticas no WhatsApp Messenger

384

Vamos explicar como configurar respostas automáticas no WhatsApp para informá-lo que você está indo para o Telegram. Faremos isso com um aplicativo para criar respostas automáticas, algo que usaremos para enviar uma mensagem informando sobre a mudança. No entanto, você pode usar esses autoresponders para qualquer coisa que quiser.

Faremos isso com um aplicativo chamado Watomatic. Este aplicativo não se conecta diretamente ao WhatsApp, mas funciona lendo as notificações de mensagens que chegam. Funciona apenas no Android, e quando o aplicativo detecta que você recebeu uma notificação com uma mensagem de alguém pertencente a um desses aplicativos, ele usa a função de resposta rápida para enviar o texto que você configurou automaticamente.

Usar um sistema como esse significa duas coisas. A primeira é que você deve ter em mente que este aplicativo será capaz de acessar todas as suas notificações, algo que talvez no futuro possa ser usado para violar sua privacidade. Portanto, o conselho que vou lhe dar é que você só use esses tipos de aplicativos para momentos específicos, como alterar aplicativos de mensagens, e apenas por um curto período de tempo. Quando você parar de usá-lo, desinstale-o.

E a segunda coisa que você deve ter em mente é que ele não funcionará com as conversas silenciadas, uma vez que ele detecta apenas os chats que chegam até você por meio de notificações do Android. Portanto, se você quiser avisar a todos, mas há pessoas que você silenciou no WhatsApp, você terá que reativar as notificações dessas pessoas para que o aviso chegue até elas.

Como Configurar Respostas Automáticas no WhatsApp Messenger

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o aplicativo Watomatic no seu celular, que você pode baixar no Google Play. Além disso, você deve ter o WhatsApp no ​​seu celular onde irá utilizá-lo com a sessão iniciada, e sem mensagens silenciadas para que todas cheguem até você através das notificações do Android.

Agora, entre no aplicativo. Nele, a primeira coisa que você deve fazer é ativar a opção de resposta automática que aparecerá na parte superior. Ao ativar seu botão, aparecerá uma mensagem dizendo que o aplicativo precisa acessar suas notificações para funcionar, e nesta caixa de diálogo você deve clicar na opção Aceitar.

Você entrará em uma tela com uma lista de aplicativos que solicitam acesso às suas notificações. Nesta tela, você deve clicar no aplicativo Watomatic. Isto o levará à configuração desta aplicação em relação às notificações, onde deverá ativar a opção Permitir acesso às notificações. Uma janela aparecerá avisando sobre o perigo e perguntando se você realmente deseja fazer isso e você tem que aceitar.

De volta ao aplicativo Watomatic, agora você tem que clicar no botão para editar o texto de resposta automática, algo que você fará clicando no ícone de lápis à direita do texto que está configurado por padrão. Você entrará em uma tela onde terá um campo para escrever a mensagem automática desejada.

Se você fizer isso, é recomendável especificar seu nome de usuário. Quando terminar, toque em Salvar. Você também tem um botão pré-ativado para dizer que a mensagem foi enviada por meio deste aplicativo, se você não quiser que ela apareça, pode desativá-la, mas deixaria para deixar mais claro que realmente é uma mensagem automática e não é você tentando ignorá-los.

E com isso ficaria por padrão, mas o aplicativo possui algumas outras opções que você deve conhecer.

1 – Você pode especificar em qual dos dois aplicativos deseja enviar as respostas automáticas, WhatsApp ou Facebook Messenger.

2 – Você pode ativar esta opção para que suas respostas automáticas também sejam publicadas em grupos, e não apenas em chats individuais.

3 – Você pode especificar se deseja enviar uma resposta a cada mensagem, apenas uma por dia para cada pessoa ou grupo, ou outro número de mensagens por dia para pessoas ou grupos.

E é isso. A partir de agora, toda vez que você receber uma mensagem do WhatsApp que atinja as notificações, o aplicativo enviará a resposta automática para você sem que você precise fazer mais nada.

Se desejar, você pode entrar no WhatsApp de vez em quando para verificar se tudo funcionou corretamente. Gostou? Então acesse mais dicas de WhatsApp no WatsGP.