Ciência cidadã para a Amazônia reúne pescadores da bacia do Madeira Em Porto Velho

301

O Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia realizado pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé com apoio do Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia e a Wildlife Conservation Society (WCS), vai reunir a partir desta sexta-feira (31), pescadores da bacia do Madeira com o objetivo de reconhecer e valorar suas experiências de monitoramento pesqueiro para a tomada de decisão e reflexão sobre a importância do projeto.

A proposta desenvolvida dentro do escopo do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia é inovadora para região e integra pesquisadores e pescadores no monitoramento dos peixes capturados para responder perguntas específicas das comunidades sobre a situação do pescado. Ciência cidadã para a Amazônia

O encontro será realizado no Centro de Formação Kanindé em Porto Velho e contará com a participação de cerca de trinta pescadores do Brasil, Bolívia e Peru, além de representantes das sociedade civil e universidades, que ficarão reunidos até o dia dois de junho onde participarão de um passeio de barco no Rio Madeira.

Durante o evento será discutido a experiência em monitoramento de pesca usando ou não o aplicativo ICTIO além da apresentação do formato de coleta e visualização de dados no aplicativo ICTIO. Também serão discutidas estratégias para o uso dos dados armazenados no aplicativo e possibilidades para futuras colaborações entre pescadores e entidades interessadas.