Escolas da rede estadual em Vilhena entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta, 15

O diretor da Regional Cone Sul do Sintero, João Assis da Silva confirmou ao VILHENA NOTÍCIAS a deflagração da greve geral dos servidores em educação do Estado.

72

Por
Renato Spagnol

O diretor da Regional Cone Sul do Sintero, João Assis da Silva confirmou ao VILHENA NOTÍCIAS a deflagração da greve geral dos servidores em educação do Estado.

A decisão pelo início da greve foi tomada na segunda-feira, 13 de março, em assembleia geral realizada em todo o estado de Rondônia, onde os trabalhadores em educação aprovaram a deflagração de greve geral por tempo indeterminado, a partir de quarta-feira, dia 15 de março. “O principal motivo da greve é protestar contra a proposta de reforma da previdência, a PEC 287 que tramita na Câmara dos Deputados em Brasília”, salientou João Assis.

O sindicato afirma que se a proposta for aprovada, ela acabará com a aposentadoria especial do magistério, tanto para os novos concursados como para quem tem menos de 45 anos, no caso de professoras, e menos de 50 anos, no caso de professores. Isso significa que quase 70% da categoria, em efetivo trabalho na docência, deixará de ter direito à aposentadoria especial, sendo 66,48% de professoras e 82,09% de professores que se encontram abaixo da linha de corte.

Outra reivindicação da categoria é o piso salarial. O novo valor do piso em Rondônia foi anunciado pelo governo no dia 12 de janeiro e passou de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80, o que a categoria considera insatisfatória.

INFORMAÇÃO SOBRE O INÍCIO DA GREVE

Na escola Marechal Rondon, situada na região central da cidade, a vice-diretora Débora de Lima, disse à reportagem que os alunos estão sendo informados sobre o início da greve desde a semana passada e bilhetes com informações sobre os motivos da greve estão sendo enviados aos pais dos estudantes. “Nós estamos informados os nossos alunos desde a semana passada. Inclusive com reuniões através do Grêmio Estudantil e os pais estão sendo informados através de bilhetes”, destacou Débora de Lima.

Os trabalhadores em educação se reunirão a partir das 08h00 de quarta, 15, na sede do sindicato, localizada na avenida Capitão Castro, 4852, no Centro.

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS