Três pessoas são presas roubando transformador de energia

1252

No início da tarde de hoje (25), três pessoas foram presas em flagrante ao tentar roubar um transformador de energia em um condomínio localizado na zona Leste da capital. O equipamento pesa cerca de 150 kg, estava preso no alto de um poste de concreto e tem a função de distribuir energia para centenas de famílias do condomínio.

Este tipo de crime gera transtornos não apenas à Energisa, como também à população, já que os clientes atendidos pelo equipamento acabam ficando sem energia. Vale salientar também que há o risco de sérios acidentes ao manusear o transformador sem o devido conhecimento, devido à alta tensão da rede elétrica.

No ano passado, mais de 200 equipamentos da Energisa foram roubados em Rondônia. De janeiro a junho deste ano o furto de cabos e transformadores afetou diretamente mais de 500 clientes da empresa no estado, interrompendo o fornecimento de energia destes clientes por cerca de 25 horas no total.

Objetivando coibir estes crimes, a concessionária está implantando novas tecnologias como a blindagem dos circuitos e a expectativa é de que a substituição de cabos normais por blindados inicie ainda este ano. Os pontos com maior incidência de roubo também estão sendo mapeados e a empresa alerta para que a população chame a polícia se testemunhar algum furto.

Fonte: Energisa