Trading online sem mistérios

691

Numa altura de cada vez mais instabilidade económica, poupar não basta. Cada vez mais as pessoas procuram maneiras alternativas de aumentar os seus rendimentos. Se está lendo este artigo, certamente já ouviu falar em trading e nos múltiplos riscos envolvidos. Um trader não faz mais do que investir na Bolsa de Valores, comprando ativos no seu valor mais baixo e vendendo no seu ponto mais alto gerando assim lucros. Outrora, esta atividade decorria em locais físicos, diretamente na Bolsa local ou por intermédio de um Banco. Hoje em dia, com os vários avanços tecnológicos, o trading online é algo acessível a todos, bastando possuir um smartphone. Se vê no trading online algo para si, deixamos-lhe aqui alguns conselhos a seguir.

Escolher uma corretora online

Uma corretora online não é mais que um intermediário de trading que o liga a si, o investidor, ao mercado financeiro. É um facilitador de transações. Ela receberá as suas ordens de compra e venda de ativos. Pode também seguir os vários mercados mundiais e, através das várias ferramentas de análise disponibilizadas, tomar as melhores decisões possíveis. A oferta é vasta mas gostaríamos de destacar a Deriv, a Degiro, a XTB e a Etoro pelas boas avaliações que possuem. O seu banco também lhe disponibiliza este serviço. Contudo, as corretoras online conseguem prestar o mesmo serviço com comissões mais baixas. Para se manter a par das melhores corretoras do mercado, nada melhor do que consultar o site da Binary Options, onde poderá ler vários artigos de avaliação sobre as diversas plataformas existentes como a Deriv, em https://www.binaryoptions.com/pt/broker/deriv/

Defina o seu perfil de investidor

Já abriu uma conta numa corretora online? É então chegado o momento de compreender qual o seu perfil de investidor. Por norma, o registo online numa corretora é sempre acompanhado de um questionário introdutório com o objetivo de perceber a sua relação com o risco. O trading online, quando bem feito, pode ser a fonte de rendimentos extra que precisa. Contudo, como tudo na vida, quanto mais arriscado for o investimento, maior a possibilidade de perder dinheiro. 

Vê-se como um day trader, alguém que lida bem com o stress das subidas e descidas dos valores das ações, e  que está sempre pronto a vender e a comprar? Então talvez lidar com ativos de maior risco seja o melhor para si, pois não deixará a sua volatilidade afetar as suas decisões.

Também pode ser um investidor com um perfil mais conservador. Neste caso, o ideal seria trabalhar com investimentos de menor volatilidade como os ETF´s. As valorizações tendem a acontecer a um ritmo mais lento do que no mundo das ações mas, tendo menor risco, a probabilidade de rentabilizar o seu investimento aumenta.

 

Conheça o mercado

Estando registrado numa corretora e conhecendo o seu perfil de risco, é chegada a hora da primeira compra. Independentemente do ativo que queira comprar, o melhor que pode fazer por si é conhecer o mercado que lhe está associado. Quer investir numa ação associada a uma empresa tecnológica? A falta de chips no mercado global pode ser um mau sinal para a saúde da empresa, afetando o seu valor em bolsa. Quer investir numa farmacêutica? Como ainda vivemos numa pandemia global, existe a possibilidade de continuar a valorizar cada vez mais, pois trabalho não falta. No entanto, as coisas cada vez mais caminham para a normalidade. Pode não valorizar tanto assim ou mesmo perder algum valor. Estar a par das notícias mundiais pode ser a diferença entre ver os seus investimentos crescer ou desaparecer.

Invista só o que está disposto a perder

Por último, lembre-se de apenas investir dinheiro que não precise. Sendo um investimento de risco variável, a possibilidade de perder dinheiro é bem real. A utilização de dinheiro que não precisa irá tirar-lhe pressão de cima, algo que o levará a tomar melhores decisões na hora de comprar e vender.