Semagri traça meta para o plantio de 1 milhão de mudas de abacaxis para auxílio ao produtor rural

Produção colabora com rendas extras de produtores rurais do município

184
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena, em parceria com entidades, busca o auxílio para o produtor rural impulsionar o seu plantio de abacaxi. Como estímulo de uma renda extra, a secretaria realiza o trabalho de entrega das mudas e o transporte da colheita dos produtores. Segundo o secretário da pasta, Jair Dornelas, o objetivo até o final de 2021 é entregar um milhão de mudas de abacaxi.

As atividades da secretaria acontecem junto ao Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que realiza estas atividades de auxílio ao produtor. Desde janeiro deste ano, foi inicializado a distribuição de mudas de abacaxi, para o incentivo do plantio.

“O produtor que for cultivar terá o acompanhamento da Semagri, nós iremos disponibilizar uma equipe técnica e operacional para o total apoio. As mudas doadas, são selecionadas por tamanho e separadas de acordo com a qualidade, pelos reeducandos do Centro de Ressocialização Cone Sul. Isto foi uma parceria firmada entre Semagri e a Sejus – Secretaria de Estado da Justiça”, relata Jair.

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena aponta os benefícios deste projeto para os produtores do município. “Desde o começo, obtivemos ótimos resultados com os produtores, eles estão aderindo como uma nova opção de renda, pois o município tem um excelente solo para produção do abacaxi e grandes condições de comercialização. Aqui na prefeitura oferecemos apoio na preparação do solo, acompanhamento técnico, assistência e o transporte gratuito”, aponta Eduardo Japonês.

Em visita a capital do Estado, Jair Dornelas solicitou junto a Seagri – Secretaria do Estado de Agricultura um projeto técnico para agroindústria e ao Deputado Luizinho Goebel uma emenda parlamentar para aquisição de uma despolpadeira. “Estive em busca de recursos em Porto Velho, para ampliarmos o desenvolvimento deste projeto. Procuramos estimular os pequenos e médios agricultores a cultivar mudas de abacaxi, e se obtermos uma despolpadeira, poderemos implantar uma cooperativa de fabricação de polpas. As respostas aqui foram positivas e acredito que, com o apoio do Deputado Luizinho Goebel e da Seagri tudo será potencializado, esperamos chegar em um milhão de mudas plantadas até o final do ano”, afirma Jair.

Ainda de acordo com Jair, a máquina despolpadeira será utilizada quando o abacaxi não der o tamanho para ser comercializado, sendo assim, a fruta é reutilizada para a fabricação da poupa pelos membros da cooperativa.

“Nosso projeto tem alcançado diversos produtores de várias comunidades rurais do município. A distribuição de mudas tem sido um incentivo ao produtor que aposta no sucesso da produção. Também colaboramos com o transporte do esterco e o terreno arenoso da nossa região é um fator que colabora para a produção. Após a colheita, procuramos inserir toda a produção do abacaxi no mercado local e também com a despolpadeira, poderemos fabricar polpas da fruta para comercialização”, aponta Micaela Bolsoni, secretária-adjunta da Semagri.

Fonte: Semcom/Vilhena