PF realiza operação para combater tráfico interestadual de drogas em RO

2008

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, 18/3, a operação Maultier, a fim de combater o tráfico interestadual de drogas, em Guajará-Mirim/RO e Nova Mamoré/RO.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Ji-Paraná/RO.

A investigação teve início em 2023, após prisão em flagrante de dois passageiros de um ônibus que saiu de Porto Velho/RO com destino a Goiânia/GO, eles transportavam cinco tabletes de cocaína.

Através de diligências investigativas realizadas pela Polícia Federal, constatou-se o envolvimento de três pessoas, sendo duas residentes em Guajará-Mirim e uma em Nova Mamoré.

Um dos investigados é apontado como responsável pela coordenação e logística do transporte do entorpecente. Os demais identificados participaram na condição de “mula” para o grupo, ou seja, pessoa aliciada para transportar a droga de forma dissimulada.

Os suspeitos responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas, cuja pena pode passar de 20 anos de prisão, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados a partir do cumprimento das medidas cautelares.

O nome da Operação “Maultier” faz referência a uma palavra alemã, que traduzida significa “mula”, em alusão ao papel desempenhado pelas pessoas presas em flagrante que realizavam o transporte de drogas de forma dissimulada e para terceiros.