Marcele Pereira é a nova reitora da Unir

1270
Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira, nova reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir) — Foto: Unir/Reprodução

A professora Marcele Regina Nogueira Pereira foi nomeada reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19).

A escolha de reitores de universidades federais se dá em três etapas:

  • Consulta à comunidade acadêmica que aconteceu no dia 6 de agosto;
  • A eleição no Conselho Superior (Consun), para formação de lista tríplice;
  • E por fim, a nomeação da Presidência da República.

A nova reitora estava na lista tríplice junto com Cynthia Cristina Morais Mota e Luís Fernando Novoa Garzon. A lista foi formada durante reunião virtual do Conselho Universitário, em 17 de agosto deste ano, onde Marcele ficou em primeiro lugar, com 28 votos — 44 conselheiros votaram.

Conforme o departamento de Arqueologia da Unir, a professora Marcele tem experiência na área de políticas públicas e museologia.

Tem doutorado em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) em Portugal com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Marcele é mestre pelo programa de pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Como reitora ajudará a colocar em prática as decisões tomadas pelos Conselhos Superiores da universidade. É a reitoria que também coordena, fiscaliza e executa o trabalho desenvolvido pelas instâncias acadêmicas e administrativas.

Marcele substitui o professor Ari Miguel Teixeira Ott na reitoria.

Nomeação, no Diário Oficial, da Prof. Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira, como reitora da Unir.  — Foto: Diário Oficial/Reprodução
Nomeação, no Diário Oficial, da Prof. Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira, como reitora da Unir. — Foto: Diário Oficial/Reprodução

Fonte: G1/Rondônia