Documentário sobre a cultura indígena Nambiquara é exibido em lives de projeto cultural em RO

584

O vídeo documentário “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” que retrata a cultura dos indígenas Nambiquaras que povoam Rondônia foi exibido através de lives do projeto cultural que leva o mesmo nome do documentário.

As lives foram realizadas entre os dias 4 a 8 de fevereiro e teve como objetivo valorizar a cultura indígena rondoniense.

O projeto cultural contou com a coordenação da jornalista Andréia Machado que explicou que o vídeo documentário produzido em Rondônia já conta com mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.

Segundo Andréia Machado, o curta-metragem retrata o ritual da menina-moça praticado há centenas de anos pelos indígenas Nambiquaras.

“O ritual é muito importante, pois marca o rito de passagem da vida das meninas para mulher, onde toda a aldeia se junta para comemorar essa nova fase da vida delas, para que jamais se esqueçam quem são e a que povo pertencem, mantendo viva a cultura Nambiquaras”, fala Andréia Machado.

Sobre o projeto

“Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” é um projeto cultural fomentado pela Lei Aldir Blanc por meio do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), e Governo Federal.
De acordo com Andréia Machado, cada live contou com bate papo ao final de cada apresentação, falando sobre esse importante ritual da cultura indígena de Rondônia. As lives contaram com interpretação em libras para promover mais acessibilidade.

A jornalista ressalta que o projeto foi contemplado no Edital nº77/2020/SEJUCEL- CODEC 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para Transmissões ao Vivo/Gravadas, referente a LEI FEDERAL 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) e com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Governo Federal no EIXO II D, Apresentações Artísticas (/Gravadas).

Andréia Machado explica que o evento foi transmitido por live para respeitar a quarentena decretada pelo Governo de Rondônia devido à pandemia do COVID-19, respeitando assim as normas de segurança para evitar a proliferação da doença.

“Agradeço de coração a todas as pessoas que acompanharam, comentaram e curtiram as lives. Estou muito feliz em realizar esse projeto que promove a valorização da cultura indígena em Rondônia, mostrando um pouco mais desse ritual praticado a centenas de anos pelos indígenas Nambiquaras”, disse Andréia Machado.