Dia mundial do livro: indicações de livros e locais em Vilhena para quem é apaixonado pela leitura

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre direitos legais.

533

O Dia Internacional do Livro foi criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, o 23 do abril.

Curiosidade: Miguel de Cervantes e Willian Shakespeare viveram ao mesmo tempo e, há 400 anos, morreram com poucos dias de diferença, ambos em 1616. Acredita-se que Cervantes morreu no dia 22 de abril do calendário gregoriano –o mesmo que temos em vigor, hoje, no Brasil. Mas, como era praxe na época, o registro de óbito do escritor espanhol foi feito um dia depois de sua morte, quando foi sepultado em 23 de abril. Já Shakespeare deixou o mundo no dia 23 de abril, naquela época, o calendário em voga na Inglaterra era o juliano. Se utilizada a mesma métrica usada para Cervantes, a data da morte de Shakespeare passaria a corresponder ao dia 3 de maio, um intervalo de 11 dias.

Para celebrar a data, confira as sugestões de livros e locais que o VILHENA NOÍCIAS preparou:

A Bereia Livrarias, está localizada na Av. Juraci Correia Muller, Jardim Eldorado, Subsolo da igreja Batista Manancial.  A livraria oferece literatura de qualidade, cristã e secular, com o propósito de formar e estimular leitores.

 

O totalitarismo é o mote que embala a narrativa passada em Londres, no ano de 1984. No mundo ficcional criado por Orwell, existem inúmeros televisores monitorando e controlando a população, nenhum cidadão tem mais direito a privacidade.

O protagonista da história é logo apresentado no primeiro parágrafo: o solitário Winston Smith, alocado no Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, é um dos funcionários responsáveis pela propaganda e pela reescrita do passado.

Pertencendo a classe média-baixa, a sua função é reescrever os jornais e documentos antigos de modo a apoiar o partido no poder. O que não pode ser reescrito é destruído, essa é a maneira que o Estado encontra para manter-se no poder. Winston é membro do Partido Externo e detesta seu trabalho e o governo.

O que chamamos de governo no romance é regido pelo Grande Irmão, um ditador e líder do Partido. Apesar de nunca ter sido visto pessoalmente, o Grande Irmão tudo vê e controla. No Estado já não existem leis, impera uma única ordem categórica e absoluta: todos devem obedecer.

 

Deixe-me ser mulher foi escrito por Elisabeth Elliot para sua filha, Valerie Elliot, no auge do movimento feminista em 1976.

Os ensinamentos contidos nele são preciosos para os dias de hoje sobre o que é ser uma mulher cristã.

Com o objetivo de responder à pergunta “O que significa ser mulher”, Elisabeth aborda vários assuntos relevantes.

Submissão, orgulho, liberdade, vocação, e identidade feminina são descritos a partir do Criador.

 

Aclamado psicólogo clínico, Jordan Peterson tem influenciado a compreensão moderna sobre a personalidade e, agora, se transformou em um dos pensadores públicos mais populares do mundo, com suas palestras sobre tópicos que variam da bíblia, às relações amorosas e à mitologia, atraindo dezenas de milhões de espectadores.

Em uma era de mudanças sem precedentes e polarização da política, sua mensagem franca e revigorante sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral tem ecoado em todos os cantos do mundo. Neste livro, ele oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado.

A partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal, bem como de lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, 12 Regras para a Vida oferece um antídoto para o caos em nossas vidas: verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. “Um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial em muitos anos.”

 

Ilíada é o relato dos episódios da guerra de Tróia, travada entre gregos e troianos.

A ação da Ilíada se situa no ano nono depois do começo da guerra. A epopeia narra um drama humano, o do herói Aquiles, filho da deusa Tétis e do mortal Peleu, rei da Ftia, na Tessalia. O poema é constituído por 15.693 versos, em 24 cantos de extensão variável. A métrica empregada é o hexâmetro, verso tradicional da épica grega.

A autoria do poema é atribuída a Homero, o lendário poeta grego cego, nascido em algum lugar da Jônia em torno de 850 a.C Além de símbolo da unidade e do espírito helênico, a Ilíada é fonte de prazer estético e ensinamento moral.

 

A livraria Café e Letras, está localizada na rua. Quintino Cunha, 221 Galeria Mirage  – Centro Vilhena

 

Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura.

Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.

Sobre a arte de ganhar existem muitas lições, mas e sobre a arte de perder? Ninguém quer falar a respeito disso, mas a verdade é que passamos muito tempo da nossa vida em grande sofrimento quando perdemos bens, pessoas, realidades, sonhos. Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia.

 

Você não precisa aguentar tudo.
Viver em um mundo caótico e cheio de desafios faz com que fiquemos estressados e procurando constantemente por uma válvula de escape, um antídoto que cure todas as nossas angústias.

Entretanto, é preciso manter a tranquilidade e o foco no que vale a pena mesmo quando tudo parece ser turbulência.

Portanto, para ajudá-lo a viver uma vida mais leve e com significado, Pílulas de Resiliência traz uma dose diária de reflexão, calma, força e felicidade para que você passe por esse caminho e siga em direção à evolução pessoal.

São 150 mensagens de autoestima, empoderamento pessoal e equilíbrio para que você recarregue a sua energia e deixe de lados as preocupações. Pare, respire e vamos juntos!

Neste livro, você encontrará frases como: “Resiliência é a capacidade de se recuperar de algo que não deu certo, de se adaptar às mudanças que acontecem ao longo do tempo.”