Contemplada em edital da Lei Aldir Blanc e com 15 anos de história, Subpop lança novo clipe e músicas inéditas

As faixas foram produzidas durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 falam sobre esse período no Brasil

404
Foto: Jessica Chalegra

Após ser contemplada com o edital 86/2020 Marechal Rondon da Lei Aldir Blanc, que incentiva projetos artísticos e culturais, a banda vilhenense Subpop gravou o terceiro disco da carreira, o “Lokidown”. Com 9 faixas inéditas escritas pelos integrantes do grupo, o álbum também ganhou um videoclipe da música “Anti-fá”, que pode ser acessado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=7DE7wrRqWWU.

Com a contemplação, a banda viu uma nova oportunidade de produzir músicas autorais e passou a trabalhar nos novos títulos. As letras foram inspiradas no cenário que o país enfrenta após o isolamento social e as crises que se iniciaram durante a pandemia do novo coronavírus.

SOBRE A SUBPOP

Criada em agosto de 2006, a banda Subpop surgiu com ideia de tocar sem compromisso, como uma brincadeira, em uma lavanderia. A formação inicial contava com Derek Ito no vocal e guitarra, e os primos Camila e Rogério Schmitt, respectivamente no baixo e bateria. A brincadeira deu certo e a banda está há 15 anos em atividade.

Após algumas alterações, Derek e Rogério continuam na banda em seus mesmos cargos na banda, mas o grupo conta também com William Lázaro na guitarra e Rafael Pontes no baixo. “O que mantém a gente é que temos um vínculo, de relacionamento, então é mais pela vontade de reservar um tempo para ensaio, tirar alguma música, ou compor alguma coisa”, disse Derek.

“Não imaginávamos que estaríamos quinze anos tocando, e hoje a música nos proporciona uma renda extra. Realmente não pensamos nisso quando começamos a tocar, porque tocamos por amor mesmo; por diversão e prazer. Assim como outros músicos, tivemos nossa atividade afetada pela pandemia, mas esperamos que este período logo passe e assim retornaremos aos palcos, em segurança”, comentou Rogério. “As formações da banda foram muitas. Já deve ter passado mais de 15 músicos pela Subpop, e hoje estamos em quatro”, completou.

O primeiro disco, intitulado Vi-lhe na Cidade, foi lançado em 2012. Das 10 faixas saiu o cline “Pronto, fala alguma coisa agora”. Desde então a Subpop, além de tocar em casas noturnas de Vilhena, também já participou de festivais como Casarão, RondoRock e Agostarte, que aconteceram em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena. Ambos os eventos eram voltados para a divulgação das músicas autorais das bandas de Rondônia.

Sobre o último lançamento, Rogério reforça que houve uma evolução e mudança de estilo, mas é uma adaptação musical dos estilos que compõe a banda. Os trabalhos da Subpop podem ser encontrados em plataformas como o Youtube, Spotify e SoundCloud. Aliás, todas as novas faixas já estão disponíveis no canal do Youtube, que pode ser acessado por aqui: https://www.youtube.com/user/canalsubpop.

FONTE: Jessica Chalegra