Concurso do IBGE com mais de 1600 vagas destinadas para RO está suspenso

As provas, que estavam previstas para os dias 18 e 25 deste mês, foram suspensas.

528

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aguarda orientações do Ministério da Economia, para decidir o futuro do Censo Demográfico e, consequentemente, do concurso IBGE 2021. Ao todo, a seleção ofereceu mais de 204 mil vagas temporárias.

No entanto, em meio às incertezas, candidatos têm questionado o Instituto sobre o reembolso das taxas de inscrição, que foram de R$25,77 (recenseador) e R$39,49 (agentes). Em nota publicada, o IBGE ressaltou que: “Conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado”.

Ainda em resposta aos candidatos através do seu comunicado, o Instituto reforçou que, no momento, o concurso está suspenso e não cancelado. O IBGE aguarda assim as orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo.

As provas, que estavam previstas para os dias 18 e 25 deste mês, foram suspensas no último dia 6. A decisão ocorreu devido ao corte no orçamento para a realização do Censo 2021.

Concurso IBGE ofereceram vagas em todo o país

Publicados no dia 18 de fevereiro, por meio do Cebraspe, os editais do concurso IBGE 2021 ofereceram mais de 204 mil vagas temporárias, nos cargos de:

Agente censitário municipal (ACM) – 5.450 vagas;

Agente censitário supervisor (ACS) – 16.959 vagas; e

Recenseador – 181.898 vagas.

As inscrições terminaram nos dias 15 (agentes) e 19 (recenseador) de março. As vagas foram destinadas a candidatos com níveis fundamental (recenseador) e médio (agentes).