Campus Colorado do Oeste oferta 77 vagas remanescentes em cursos de Formação Inicial e Continuada

Os cursos são totalmente gratuitos e as vagas são para: Técnicas em Maquiagem; Informática Básica; Corte e Costura; Secretariado; e Auxiliar em Agroecologia.

217

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste está ofertando 77 vagas remanescentes para estudar em cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As inscrições são on-line e vão até 09/10/2022. Os cursos são totalmente gratuitos e as vagas são para: Técnicas em Maquiagem; Informática Básica; Corte e Costura; Secretariado; e Auxiliar em Agroecologia. Para alguns cursos as vagas são para a Lista de Espera.

Para se inscrever, primeiramente o interessado deve ler o edital para estar ciente de todas a normas que regem o processo de seleção de alunos. Então, deverá preencher o formulário eletrônico com as informações solicitadas, através do link: https://forms.gle/Y7GJXwQ7QZrqcfJE6. 

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem ter a escolaridade e a idade mínima exigidas para ingresso no respectivo curso, possuir um e-mail válido, ter um número de telefone para contato, além dos documentos listados no edital. As instruções para a inscrição nesta seleção estão no item 5 do edital. É possível se inscrever em mais de um curso, desde que sejam cursos ofertados em períodos e/ou modalidades diferentes. A classificação será por ordem de inscrição.

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, o candidato pode enviar um e-mail para: cursosfic.colorado@ifro.edu.br.   O Edital 33/2022 e todas as publicações relacionadas estão disponíveis em: https://bit.ly/ifcol-2022-33.

FIC

Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Há cursos com requisito de formação a partir da primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

As formações são nas modalidades presencial, híbrida (EaD + Presencial) e a distância (EaD), conforme o curso. Os estudantes dos cursos EaD e híbridos terão orientações sobre como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IFRO). Há alguns cursos com vagas exclusivas para mulheres, ofertados através do Programa Empoderamento da Mulher e outros abertos a qualquer candidato.

Relação de cursos

Através do Edital 33/2022 do IFRO Campus Colorado do Oeste estão sendo ofertadas vagas para estudar em cinco cursos diferentes de formação inicial e continuada. Todos exigem idade mínima de 16 anos. Os locais de oferta, requisitos e vagas de cada curso são detalhados abaixo:

– Técnicas de Maquiagem: curso na modalidade híbrida, com atividades presenciais e a distância, tendo carga horária de 80 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são exclusivas para mulheres. Há 9 vagas remanescentes para a turma em Cerejeiras na AMMTC.

– Informática Básica: curso na modalidade híbrida, com atividades presenciais e a distância, tendo carga horária de 80 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são exclusivas para mulheres. Vagas em lista de espera.

– Corte e Costura: curso na modalidade presencial, tendo carga horária de 20 h. Ele exige ter Ensino Fundamental I (1º a 5º) incompleto. As vagas são exclusivas para mulheres. Há 1 vaga para uma turma em Colorado do Oeste no CRAS.

– Secretariado: curso na modalidade EaD (Educação a Distância), tendo carga horária de 160 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são abertas a qualquer candidato. Vagas em lista de espera.

– Auxiliar em Agroecologia: curso na modalidade EaD (Educação a Distância), tendo carga horária de 160 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são abertas a qualquer candidato. Há 67 vagas para esse curso em EaD.

 

Fonte: IFRO