Alunas do colégio Tiradentes de Vilhena conquistam ouro no Brasileiro Escolar em João Pessoa

1003
Em competição em nível nacional atletas do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Vilhena, ganharam medalha de ouro em João Pessoa (PB) FOTO: (ECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA)

Estudantes da rede pública estadual de Vilhena e Rolim de Moura garantiram medalhas de ouro e de bronze no 5 º Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, realizado durante cinco dias na arena da praia de Cabo Branco, em João Pessoa (PB).

Outra dupla de Vilhena beliscou mais uma medalha de bronze e ficou com o quarto lugar. A competição foi organizada e realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Numa partida dominada pelas atletas vilhenenses Eloisa Rebellato e Vitória Moratelli, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a dupla foi a primeira a subir no mais alto degrau do pódio defendendo as cores da bandeira rondoniense. Elas venceram as adversárias do colégio Campos Salles, de São Paulo (SP), pelo placar de 2X1 com parciais de 12×15, 15×06 e 13×15, no sábado (31).

A medalha de bronze veio no mesmo dia em que as meninas de Vilhena ganharam o ouro. A dupla Arthur e Bruno, da escola estadual Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, de Rolim de Moura, ficou com a medalha de bronze. Os rondonienses tiraram o sonho de medalha dos atletas do Centro Educacional Católica de Brasília, do Distrito Federal, numa partida encerrada em 2×0, com parciais de 18×11 e 18×10.

Estudantes da escola estadual Maria Arlete Toledo, de Vilhena, Iago e Eduardo chegaram perto do pódio. Eles desistiram da última partida em que disputariam medalha de bronze devido a Eduardo sentir-se mal. Socorrido, o atleta rondoniense foi submetido a uma cirurgia de emergência no apêndice. Rondônia ainda registrou na competição pontuações relevantes nas séries Prata e Bronze, o equivalente a 2ª e 3ª divisão do evento esportivo. Entre os dez melhores do Brasil, Rondônia deixou a marca nos gêneros masculino e feminino nas classificações finais das duas divisões.

Na série Prata feminino, para a categoria dos atletas nascidos em 2001/2002, as rondonienses registraram o 7º lugar. As atletas de 2003/2004, ainda pela série Prata, asseguraram o 5º lugar na classificação geral. Já os garotos nascidos em 2001/2002, pela Série Bronze, conquistaram o 6º lugar no geral.

Os meninos nascidos em 2003/2004 defenderam o 3º lugar na classificação geral válida pela Série Prata. Ainda pela série Prata, os atletas de 2005/2006 anotaram o nome de Rondônia no 4º lugar.

A competição na capital paraibana juntou atletas de todos os estados brasileiros realizando 465 jogos durante cinco dias. A delegação rondoniense foi composta por 16 pessoas, mais o árbitro Pelé, de Jaru.

Na avaliação do presidente da Federação de Esporte Escolar de Rondônia (Feero), Antônio Marques Nunes, a participação de Rondônia na Paraíba é considerada satisfatória. “Os atletas enfrentaram um desafio ainda maior, que foi o vento na beira da praia. Mesmo diante desse fator natural, os resultados dos nossos rondonienses foram excelentes”, declarou o presidente Nunes, que acompanhou a delegação na competição nacional.

O próximo enfrentamento dos alunos-atletas será em outubro em Ji-Paraná na etapa estadual, modalidades individuais, dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que serve como classificatória aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que esse ano acontece em novembro, em Blumenau (SC).

 

Fonte: SECOM – GOVERNO DE RONDÔNIA