Vilhena terá exames oftalmológicos gratuitos através de projeto social a partir de segunda

Serão mais de 2 mil atendimentos gratuitos através de uma parceria do Instituto Visão Social, Prefeitura Municipal e vereador França Silva

11612
Os coordenadores garantem que o projeto tem como meta atender mais de 2 mil pessoas na cidade. (Foto: Renato Spagnol)

Para fazer o bem, basta querer, e é pensando dessa forma que o Instituto Visão Social, de Ariquemes, irá realizar de forma itinerante, em Vilhena, o Projeto Visão Social com ações na área da oftalmologia visando promover acessibilidade ao atendimento especializado para toda a população, principalmente a camada mais carente da sociedade.

Depois de passar por quase 30 municípios de Rondônia, o projeto filantrópico chega a Vilhena através de uma parceria com o deputado estadual Alex Redado e do vereador França Silva. A Prefeitura municipal apoia o projeto.

As ações irão se concentrar na realização, gratuita, do exame de Refração por Greens – exame realizado pelo Oftalmologista para identificar e prescrever as correções necessárias para as disfunções visuais, como corretivos oculares (óculos de graus e lentes) –, Avaliação Auto Refrativa – exame computadorizado que identifica as disfunções visuais que o paciente possui. Logo após, é feita a avaliação pelo oftalmologista para confirmação do diagnóstico –, Retinografia – exame conhecido popularmente como “exame do fundo do olho”. Exame complementar que ajuda a avaliar alterações e doenças que possam estar se desenvolvendo por dentro dos olhos.

Vereador França Silva articulou vinda do projeto a Vilhena. Serão mais de 2 mil pessoas atendidas de forma gratuita. (Foto: Renato Spagnol)

Em visita ao Vilhena Notícias esta quinta-feira (11), os coordenadores do Projeto Visão Social, Junior Freitas e Kallytta Melo, explicaram que “dentro da oftalmologia há três meios de tratamento: o corretivo ocular (óculos), medicações (colírios) e procedimentos cirúrgicos. Os coordenadores garantem que o projeto tem como meta atender mais de 2 mil pessoas na cidade. Serão diversos exames e consultas médicas oftalmológicas a fim de identificar as várias disfunções e patologias que podem comprometer a visão. As mais comuns entre elas: catarata, Pterígio, Glaucoma, Retinopatia Diabética e etc.

Como participar

A data de consulta e os exames serão agendados na triagem, que acontece de 15 a 19/04 das 08 às 12 e das 14h às 16h nas instalações da Faculdade UNOPAR, no endereço rua Carlos Stahl, 5445 – Jardim Eldorado. O Instituto ressalta que o atendimento é destinado para crianças a partir dos 6 anos de idade, adultos e idosos, exceto mulheres gestantes.

Uma boa ação leva a outra

A coordenação do Instituto Visão Social pede que cada pessoa atendida pelo projeto doe de maneira solidaria 1 KG de alimento não perecível que deverá ser entregue no dia da triagem. Todos os alimentos arrecadados serão doados em bairros carentes de Vilhena.

Para saber mais sobre o Instituto basta acessar o portal https://www.institutovisaosocial.com.br/ ou baixar o aplicativo Visão Social através do Google Play.