Vilhena Regular: programa de regularização fundiária beneficia moradores do Setor 13

Equipe da Semter orienta os moradores sobre os procedimentos necessários para receber a documentação legal de suas residências

800

Vilhena deu mais um importante passo na regularização territorial urbana nesta terça-feira, 23. A Secretaria Municipal de Terras (Semter) deu andamento ao programa Vilhena Regular com mutirão de atendimento no setor 13. Pelo menos 300 moradores serão beneficiados com a entrega do título de suas casas.

A área, que é proveniente de ocupação irregular, já passou por georreferenciamento e está na fase final para seguir com a documentação para o cartório de registro de imóveis. “Já fizemos essa parte de cadastramento, vistoria, recolhimento de documentos, porém ainda há moradores que não estão cadastrados, então trouxemos o atendimento até o bairro com o objetivo de alcançar todos os moradores”, explicou o secretário da Semter, Mauritani Vieira.

A equipe da Semter levou sua estrutura para tendas instaladas na Avenida Tancredo Neves, facilitando o acesso aos moradores. Na ação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também se fez presente com atualização do Cadastro Único dos usuários.

Para Marlene Ferreira, moradora no bairro desde 2011, a regularização trará novas perspectivas para o seu negócio. “Atendo a comunidade com meu mercado e pela falta de documentação tenho dificuldade para expandir os atendimentos, não consigo a liberação para colocar serviços de padaria, por exemplo. Agora, com o título, vai ser possível mudar isso”, comemorou.

Outro morador com boa expectativa é Raul Ribeiro, que está no setor 13 há 21 anos e contou como esse documento é a realização de um sonho. “Eu quero melhorar a minha casa, terminar a construção, e com o documento vou poder fazer isso até porque vai ser possível ter crédito em banco e tudo mais”, destacou.

Além do setor 13, a regularização também já chegou para os setores Embratelzinho 2 e 3, Setor 93 Ipê e parte do setor 06, cujas documentações estão sendo registradas em cartório. A Semter segue com o trabalho no Ipanema e Embratelzinho 1. Há ainda em andamento a regularização nas áreas de expansão urbana, setores de chácaras. Desde o início do programa e até final desse semestre, a previsão é de que pelo menos dois mil lotes urbanos sejam documentados.

O programa Vilhena Regular foi lançado em 2023, com o objetivo de unificar os programas Reurb-s, Título Já e Regularize Vilhena, com o objetivo de melhorar a eficiência das ações e abranger todos os tipos de títulos em único programa.