Vilhena registra 25 novos casos nesta quarta-feira

Uma paciente de 89 anos que morreu dia 04 de julho testou positivo.

5542

Vilhena registrou um novo óbito e 25 novos casos confirmados de vilhenenses com covid-19 nesta quarta-feira, sendo dois por RT-PCR e 23 por testes rápidos. Além disso, a cidade registrou 31 novos casos suspeitos e um recuperado. Dessa forma, Vilhena registra até as 19h de hoje: 667 casos confirmados de vilhenenses, 6 positivados moradores de outras cidades, 8 óbitos de vilhenenses, 2 óbitos de moradores de fora e 246 casos suspeitos. Há atualmente no município 197 casos ativos de moradores de Vilhena e 6 de fora, bem como 463 já recuperados e 4 transferidos.

O óbito registrado hoje como caso confirmado, de um paciente do sexo feminino com 89 anos, aconteceu no dia 4 de julho e foi informado por este boletim, à época, como caso suspeito.

O resultado do exame chegou hoje e o óbito passa a ser contado oficialmente a partir desta quarta-feira. Em internação do dia 1° ao dia 3 de julho na Enfermaria da Central, a paciente evoluiu para a UTI no dia 4, quando veio a óbito.

A direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município de Vilhena, em compreensão às dificuldades impostas a muitos pelas consequências negativas da pandemia do novo coronavírus, desde março não realiza cortes no fornecimento de água pela falta de pagamento da fatura.

Estão internados 11 pacientes vilhenenses em isolamento na Central de Atendimento à Covid-19, sendo seis na UTI, dos quais quatro com necessidade de respirador (um do sexo feminino com 77 anos e três do sexo masculino com 39, 62 e 84 anos) e outros dois pacientes na UTI sem necessidade de respirador do sexo feminino com 29 e 67 anos. Outros cinco pacientes estão internados na Enfermaria da Central, todos do sexo masculino com 42, 47, 47, 51 e 74 anos. Dos internados, cinco têm resultado positivo para covid-19 e seis são suspeitos. A taxa de ocupação de leitos da Central de Atendimento à Covid-19 é de 30,6% (sendo 60% na UTI e 19% na Enfermaria). Um paciente de 61 anos do sexo feminino, que estava intubada, foi considerada curada clinicamente e pôde ser transferida para a UTI convencional do Hospital Regional de Vilhena, ainda com necessidade de respirador, para continuar em recuperação das sequelas graves da covid-19 e de outra comorbidade que apresenta. Todos os demais casos, sejam suspeitos ou confirmados, estão com recomendações expressas de cumprir isolamento domiciliar, pois não apresentam sintomas ou têm apenas sintomas leves.

O Estado registrou até hoje 25 mil casos confirmados e 585 óbitos. No Brasil o número de casos confirmados já ultrapassou 1,716 milhão, com 68 mil mortes. No mundo são 12,1 milhões de casos confirmados e 551 mil mortes.

ATENDIMENTO – Pessoas que tenham sintomas ou se considerem suspeitas de ter covid-19 devem procurar os postos de Saúde em Vilhena. Aos fins de semana a unidade em funcionamento é a Afonso Mansur, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Leia todo o protocolo de atendimento no link: http://www.vilhena.ro.gov.br/index.php….

DENÚNCIAS – Denúncias de descumprimento de normas de Saúde podem ser feitas pelos números: 190 da Polícia Militar (24h) ou 3322-1936 da Vigilância Sanitária (7h às 17h30, de segunda a sexta-feira).

MAPA – Veja mapa, gráficos e tabelas dos casos da cidade no Painel Covid-19 Vilhena disponível no site da Prefeitura, no menu “Serviços” e também pelo link direto: www.bit.ly/painelcovidvilhena.

TESTES – Os testes podem ser feitos somente após encaminhamento médico de posto de Saúde. Para entender em detalhes como funcionam os testes disponíveis na cidade, tanto os de método rápido como de laboratório, leia a nota explicativa da Prefeitura em: www.bit.ly/testescovid19vilhena.

Cheque as informações antes de divulgá-las em grupos. Acompanhe o site e a página da Prefeitura de Vilhena no Facebook para ter acesso a informações corretas sobre a pandemia em Vilhena.