Vilhena recebe quase 1,6 mil testes rápidos para detecção da covid-19

Profissionais de saúde e bairros mais afetados terão prioridade no uso dos testes

1064
Kits foram entregues nesta segunda-feira, 1º de junho, pelo gerente regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Sérgio Souza Mattos. (Foto: Divulgação/Semcom)

A Prefeitura de Vilhena recebeu, do Governo de Rondônia, 1.598 testes rápidos para detecção da covid-19 para serem aplicados na população. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), eles começam a ser aplicados a partir de quarta-feira, 3 de junho. Os testes importados da China foram adquiridos pelo governo do Estado. Ao todo, quase 7 mil testes serão entregues para o Cone Sul.

Os kits são da marca Realy Tech e têm a capacidade de revelar o resultado em 15 minutos. Eles também permitem identificar se o paciente já teve a doença, mas atualmente está recuperado. Segundo o secretário de Saúde, Afonso Emerick, “os profissionais da saúde dos postinhos, Hospital Regional e barreiras sanitárias serão os primeiros a serem testados” e depois moradores dos bairros com maior incidência de casos da doença”.

O objetivo é barrar a disseminação do vírus nestes focos. Os testes também serão feitos em formato de drive-thru, ou seja, os pacientes não precisarão descer do veículo para serem testados, explica a Semus.