Vídeo mostra integrante de quadrilha tentando sacar dinheiro em caixa eletrônico; assista

Homem que aparece na filmagem e outros três suspeitos foram presos nesta segunda-feira (13) por policiais da 3ª Companhia de Polícia de Colorado

10381

O circuito interno de videomonitoramento de uma agência bancária de Colorado do Oeste registrou o momento em que um homem, suspeito de integrar uma quadrilha acusada de praticar um crime conhecido como o golpe do falso motoboy na cidade, tenta usar cartões de uma vítima para sacar dinheiro em um terminal eletrônico do banco. O homem teria permanecido por mais de 20 minutos dentro da agência fazendo tentativas. (Assista ao vídeo.)

De acordo com as investigações, o suspeito que aparece na filmagem e outros três homens, presos nesta segunda-feira (13) por policiais da 3ª Companhia de Polícia Ostensiva de Fronteira, de Colorado, se passavam por funcionários de bancos para recolher os cartões de crédito e de débito das vítimas. Segundo a PM, os fraudadores realizavam saques, compras pela internet e transferências bancárias. Ao todo, 12 pessoas, em sua maioria idosas, foram à delegacia para registrar ocorrências sobre o crime. No entanto, é possível que ainda existam mais vítimas. A polícia informou que o prejuízo causado às vítimas pode chegar a 7 mil reais.

Na operação que prendeu os suspeitos a PM apreendeu dois carros com placas de Minas Gerais, crachás falsos utilizados nos golpes, cartões de crédito e débito, a quantia de R$2.773,10, máquinas de cartão e calculadoras.

Saiba como funcionava o golpe

Os criminosos se passavam por funcionários de bancos e ligavam para casa dos clientes dizendo que o cartão deles havia sido clonado e usado em compras em outros lugares. Depois, pediam que a vítima ligasse para o banco.

No entanto, os fraudadores seguravam a linha telefônica e, quando os clientes retornavam à ligação, os suspeitos conseguiam manter o contato. Em seguida, enviavam um suposto funcionário do banco, o falso motoboy, até a casa das vítimas para recolher o cartão. De acordo com a polícia, maioria das vítimas era idosa.

Objetos apreendidos com a quadrilha. (Foto: Polícia Militar)

Prisão

No começo da tarde de ontem policiais militares passaram a fazer diligências em agências bancárias da cidade afim de localizar os suspeitos. Os militares conseguiram imagens do sistema de monitoramento de um banco e souberam as características de dois suspeitos que realizaram saques em caixas eletrônicos.

Foto: Conesul Acontece

As equipes intensificaram as buscas e localizaram os suspeitos L. S. S., de 27 anos e E. L. R., de 25 anos. Com eles a polícia apreendeu 14 gramas de maconha e diversos equipamentos eletrônicos usados para aplicar o golpe.

Ao serem interrogados, eles revelaram que mais dois comparsas estavam a caminho de Vilhena pela BR-435. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu interceptar o veículo com os suspeitos R. C. C., de 29 anos e I. L. M., de 30 anos. Juntos deles foram encontrados mais equipamentos usados no crime, além de diversos cartões bancários de vítimas.

Os estelionatários confessaram ter a intenção de aplicar o golpe em outras cidades da região e que fazem parte de uma quadrilha que atua em diversos locais do Brasil. Os quatro suspeitos foram conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Colorado do Oeste e foram reconhecidos pelas vítimas.