Viatura do Colégio Tiradentes é flagrada carregando areia em local particular, diretor explica que se trata de questão humanitária

14624

O VILHENA NOTÍCIAS questionou o diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (antigo Zilda da Frota Uchôa), Capitão Cícero R. da Silva, sobre fotos que chegaram até a redação do site, onde mostram uma caminhonete de uso do Colégio, sendo usada para transportar areia e pedras, de uma propriedade particular no bairro Cristo Rei.

O diretor explicou que toda situação é uma questão humanitária, em favor de um reeducando que presta serviços para a escola durante o dia, e que precisava realizar um serviço no cemitério municipal.

“Aquele veículo era da prefeitura, e estava sem uso, e nós fizemos um documento pedindo a cautela desse veículo, e providenciamos o conserto de alguns itens, e inclusive a quitação dos atrasados da documentação. Também conseguimos uma espécie de capota, que o Corpo de Bombeiros não utilizava mais. No colégio esse veículo é usado para apanhar reeducandos na Casa de Detenção e colaborar com seus serviços laborais dentro da escola”, expôs o Capitão.

Cícero afirmou que, em relação as fotos, realmente o veículo estava pegando areia e pedras, que seriam levadas ao cemitério de Vilhena, no túmulo do pai de um reeducando, para que fosse cimentado. “Todos reeducandos são de famílias pobres, que sobrevivem de assistência da prefeitura ou do estado, e este reeducando, pediu se era possível buscar uma carga de areia para poder terminar de cimentar o túmulo do pai, já que ele era pedreiro e família não tinha como pagar o serviço. O pai do detento faleceu há pouco mais de cinco semanas. Nós autorizamos que ele buscasse o carga e terminasse o túmulo do pai. É importante salientar que em todo o momento, ele foi escoltado por um policial, como determina a lei”, explicou.

Ainda de acordo com o diretor da escola militarizada, o veículo estava prestes a ter baixa na prefeitura, pois ninguém queria mais andar com ele. “Se trata de uma caminhonete doada pelo governo federal para o combate à dengue na cidade, que acabou sucateada e ninguém queria usar. Nós fomos lá e arrumamos ela no que foi possível. Então as fotos que foram tiradas tentando evidenciar um uso indevido, na verdade não passam de especulação, já que toda a situação foi dentro da lei e por uma questão humanitária”, finalizou.

Os reeducandos trabalham em diversos locais da cidade para remição de pena, e não são remunerados, a cada três dias trabalhados, um dia é retirado de sua pena.

DENÚNCIA

O VILHENA NOTÍCIAS recebeu as fotos de uma fonte do site, que comentou que haviam lhe enviado as fotos, e que o carro se tratava de uma ambulância, que estava sendo usada para fins particulares, e para carregar areia. E que o veículo teria sido doado pela prefeitura ao colégio para outros fins.

Afirmações que não se verificaram, diante da explicação e comprovações do diretor do CTPM – Vilhena.