Veja quais deputados estaduais mais trabalharam em 2019, Conesul tem dois deputados nas últimas posições

10339

O VILHENA NOTÍCIAS buscou junto à Assembleia Legislativa os dados das atividades parlamentares dos 24 deputados estaduais de Rondônia em 2019. O ranking mostra uma diferença muito dilatada entre os deputados que estão no topo da lista para os que estão no fim dela.

As funções de um parlamentar baseiam-se em legislar e fiscalizar, e foi dentro dessa seara que o site construiu uma tabela para poder ranquear as atividades dos deputados. Entre as atividades mensuradas estão a participação como relator em comissões parlamentares dentro da ALE, indicações parlamentares ao governo, requerimentos de informações ao governo, a criação de projetos de leis, tanto complementares como ordinários e até projetos de decreto parlamentar.

Alguns deputados além das atividades parlamentares, também atuam em atividades administrativas, é o caso dos membros da mesa diretora.

INDICAÇÕES
As indicações parlamentares são importantes, pois são pedidos ao governo estadual para que ele execute melhorias em determinado setor, local, atividade ou até mesmo contrate mais profissionais de determinada área.

REQUERIMENTOS
Os requerimentos em sua maioria são pedidos de explicações ao executivo, para que os parlamentares entendam questões que possam parecer duvidosas. Faz parte do quesito de fiscalização.

PROJETOS DE LEI
Os projetos de lei, sejam ordinários ou complementares, criam leis ou as alteram, para que beneficiem e melhorem a vida do cidadão em geral.

O objetivo do ranking não é mostrar quem foi o melhor deputado, nem sempre quantidade evidencia qualidade, mas geralmente quem produz mais, obtêm maiores resultados.

O deputado Anderson Pereira (PROS) aparece como o deputado mais atuante em 2019, com 478 atividades parlamentares, seguido de Aélcio da TV (PP) com 454 e Jair Montes (PTC) com 391.

Entre os deputados considerados eleitos pelos eleitores do Conesul, a classificação ficou com Luizinho Goebel (PV) com 95 atividades parlamentares, Cirone Deiró (PODEMOS) com 92; Chiquinho da Emater (PSB) com 75, Ezequiel Neiva (MDB) com 33 e Rosangela Donadon (PDT) com 11 atividades parlamentares produzidas em 2019.

Confira abaixo o ranking de atividades parlamentares dos deputados de Rondônia: