Vacina pode chegar só em fevereiro a Vilhena, comenta secretário de saúde

2452
Prefeito Eduardo Japonês (à esquerda) com o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick.

O secretário de saúde de Vilhena, Afonso Emerick, disse ao VILHENA NOTÍCIAS que provavelmente a vacina distribuída pelo governo federal deva chegar em Vilhena em meados de fevereiro de 2021.

“Não temos ainda uma posição oficial, temos aguardar o governo distribuir a vacina. É muito provavelmente que a vacinação em massa deva ser adiantada e começar em fevereiro, não temos nada concreto”, disse o secretário.

Questionado qual a vacina que deverá ser disponibilizada para a população de Vilhena, o secretário também responde que não há menção oficial sobre o assunto ainda. O governo federal ainda não divulgou qual vacina será administrada à população de Rondônia.

Sabe-se que o governo de Rondônia aguarda receber a vacina Oxford/AstraZeneca, inclusive já tem um plano de distribuição para as cidades, conforme o tamanho da população. Serão necessários duas doses por pessoa, com intervalo mínimo de 28 dias.

Porém, o governo federal também tem empenhada a compra de milhões de vacinas da CoronaVAC, aquela fabricada no Instituto Butantan com matéria prima chinesa. E está apenas aguardando os resultados de testes pela Anvisa.

MARÇO

O governo de Rondônia já divulgou que tem a previsão da chegada da vacina somente em março, e pessoas com mais de 75 anos, indígenas e trabalhadores da área de saúde terão prioridade na imunização.

Contudo, com o aumento de casos e mortes pela Covid-19, o cronograma pode ser adiantado em todo o país.