V ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO: Palestra sobre cyber crimes revela golpes dados em empresas de Vilhena

1107

Na noite desta segunda-feira, 09 de setembro, o especialista em Tecnologia da Informação na área de Segurança Cibernética, Gabriel Marcos Scrupak Gudim, abordou o tema “Prevenção de Crimes Digitais”.

O palestrante evidenciou dezenas de casos de golpes, por meio da internet e também fora dela, em que empresas e seus administradores podem ser vítimas, Gabriel citou casos de empresas que acabaram sendo vítimas também.

“Um dos golpes que mais tentam, é o da adesão à lista de telefônica, onde é enviado um contrato para empresa via e-mail, e depois de assinado, boletos na faixa de R$ 400,00 chegam para o administrador pagar, somente com a desculpa de manter o número da empresa na lista telefônica da Oi. Muitas empresas, desavisadas, caem nesse golpe e só percebem após meses”, frisou Gabriel.

O especialista ainda disse que os administradores precisam tomar cuidados com o que é baixado nos computadores das empresas e também com a utilização de pen drivers. “É preciso que todas as máquinas tenham anti-virus atualizados, que se invista num firewall para a rede e que os funcionários sempre sejam capacitados nesta área de segurança”, comentou.

Gabriel é chefe do setor de T.I. na Friron e afirmou que esses casos de tentativas de fraude por meio de e-mails, arquivos contaminados, Links em rede sociais e por telefone parecem acontecer somente em empresas grandes de outras regiões do país, mas estão cada vez mais frequentes em Vilhena.

O coordenador do curso de Administração, Ricardo Soares, agradeceu os conhecimentos transmitidos pelo especialista Gabriel Scrupak, e falou da importância desse conhecimento, “É fundamental como administradores termos a visão de dar importância ao setor de segurança de dados, e sabemos que cada vez mais a internet é associada à administração”, finalizou o professor.

SEGUNDA NOITE

Nesta terça-feira, 10 de setembro, acontecem as oficinas voltadas para inovações e discussão de temas pertinentes dentro da Administração, como Finanças Comportamentais (Prof. Marcos Roberto), Tópicos em Administração para concursos (Prof. Adriano Rissi), Desenvolvimento Pessoal (Prof. Ricardo Soares), Marketing Pessoal: Seja o sucesso (Profa. Aline) e Como Organizar suas finanças pessoais (Profa. Fabiana).