Uma das maiores e mais modernas usinas de asfalto do Governo de Rondônia é entregue em Vilhena

Com capacidade para produzir 120 toneladas de CBUQ por hora, usina vai acelerar asfaltamento no Cone Sul

1797

A pavimentação de Vilhena e região vai ganhar ainda mais velocidade com a instalação da usina de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) na cidade. Entregue nesta sexta-feira em evento na Câmara Municipal de Vereadores pelo Governo do Estado à Prefeitura de Vilhena, o equipamento, seus implementos e máquinas auxiliares representam investimento de cerca de R$ 10 milhões.

“Hoje o município tem vários projetos de asfalto para realizar e com essa usina poderemos avançar ainda mais rapidamente. É um dos maiores investimentos do Estado na história do município em Vilhena e agradeço à parceria do governador Marcos Rocha por essa entrega. Agora podemos dizer, com tranquilidade, tchau poeira!”, afirmou o prefeito Eduardo Japonês.

No evento estiveram também o secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, que fez a entrega equipamentos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), incluindo mini câmara fria, caixas monobloco e balanças digitais. “Aproveito para dar início oficialmente hoje à colheita da safra de algodão 2021, que em Vilhena está se desenvolvendo muito. Use bem esse equipamento, prefeito, que o produtor tem muito a ganhar”, disse.

O governador Marcos Rocha se emocionou com a receptividade e ressaltou que, sem corrupção, a administração pública pode oferecer mais resultados. “Estamos cuidando do estado com honestidade e apresentando resultados. Quando recebo cobranças, ressalto que as ações estão em andamento, estamos gastando com responsabilidade e, como podem ver hoje, os resultados aparecem. Nunca imaginei que estaria sendo recepcionado tão bem assim e isso me deixa alegre, por ver que nossas iniciativas impactam positivamente a população”, garantiu o governador.

Luizinho Goebel frisou a importância da máquina de asfalto para a cidade. “Isso não é apenas um equipamento caro ou bonito, é a realização de um sonho de tanta gente que quer se ver livre da lama e da poeira. Separei aqui uma lista de ações do Governo, da Prefeitura e da Assembleia na cidade, mas deu tantas páginas que não vai dar pra ler hoje. Então, quero parabenizar o Governo e a Prefeitura por essa parceria importantíssima”, destacou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo, frisou que a união dos poderes dá resultados para a cidade. “A Câmara tem devolvido vários milhões para a Prefeitura e esse recurso está sendo bem usado. Ficamos felizes de receber o governador aqui e ver que essa parceria entre os poderes, na esfera municipal e estadual, faz a cidade avançar. O Luizinho Goebel como líder do governo ajuda muito nisso e nossos parabéns também vão para ele”, completou.

O diretor do DER, Elias Rezende de Oliveira, destacou o papel da usina. “Recebemos a missão do governador e vamos cumpri-la, levando asfalto aos 52 municípios de Rondônia com o projeto Tchau Poeira. A usina de Vilhena será fundamental para isso acontecer e esta ação mostra a seriedade do Governo do Estado em cumprir suas promessas”, garante.

O EQUIPAMENTO – A usina de asfalto, segundo o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), é uma das maiores que o Governo do Estado dispõe, visto que somente uma tem a mesma capacidade de 120 toneladas enquanto as demais produzem até 80 toneladas por hora. A tecnologia desta máquina também é superior às demais e permite que o asfalto seja feito com mais precisão, qualidade, menor impacto ambiental e velocidade.

A previsão do Governo é que, após ser instalada, calibrada e ter o serviço de aplicação da massa asfáltica contratado, a usina entre em funcionamento pleno no início do ano que vem, dando prioridade aos projetos de asfalto do programa “Tchau Poeira”.

Ela atenderá também aos municípios do Cone Sul e será a produtora do material, sendo cada município responsável por providenciar os estudos de engenharia, terraplanagem, base, sub-base e entre outros serviços envolvidos na aplicação do asfalto.

Semcom

EQUIPAMENTO FOI ENTREGUE em evento nesta sexta-feira, na Câmara Municipal de Vereadores