Três cidades cancelam provas do Enem em Rondônia; motivo é a pandemia de coronavírus

Cerejeiras disse não ter salas suficientes para a aplicação das provas

1916
Foto: Reprodução

As prefeituras de Cacoal, Rolim de Moura e Cerejeiras, informaram essa semana o cancelamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcado para este domingo, 17 de janeiro.

Segundo as prefeituras, o aumento no número de casos de covid-19, colaborou para o cancelamento do exame. A prefeitura de Cerejeiras disse não ter salas suficientes para a aplicação das provas.

Na terça-feira (12), a Justiça Federal negou os pedidos da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF) para adiar a prova do Enem em todo o País.

Porém, na decisão da Justiça Federal, a juíza Marisa Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, disse que a pandemia está diferente em várias cidades, então cabe as autoridades locais interferirem se há ou não condições da aplicação das provas.

A capital Porto Velho ainda não decidiu se vai ou não realizar o Enem no próximo domingo.

Inep não garante reaplicação a todos e alunos podem perder Enem, diz Lopes

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou hoje que não pode garantir a reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para todas as cidades que estão proibindo a realização da prova. A declaração foi dada durante o UOL Entrevista, conduzido pela repórter Ana Carla Bermúdez e pelo colunista Chico Alves.

A gente não pode assegurar a reaplicação para todas as cidades que estão decretando a proibição da realização do Enem. É uma decisão local, mas não consigo assegurar que a gente possa fazer as provas nos dias 23 e 24 por conta dos desafios logísticos”, afirmou Lopes.

Durante a entrevista, o presidente ressaltou a necessidade de um prazo mínimo para a elaboração da prova, o que “demora vários meses”, com 40 dias para impressão de 5,6 milhões de provas. “Começamos a distribuir as provas em 11 de dezembro, tem localidade que não consigo produzir a prova e fazer a tempo”.

O Enem será aplicado em todo o Brasil na versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação da prova está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. De acordo com Lopes, a intenção é tornar o Enem exclusivamente digital até 2026.

O presidente considerou segura a aplicação da prova e comparou com o dia a dia de reabertura do comércio em todo país. “Assim como fora do ambiente de prova do Inep, se você for nas cidades com shoppings, bares e restaurantes abertos, por que estão abertos? As autoridades locais dizem que se você seguir o protocolo pode ir no restaurante, no shopping, no bar. Se há o entendimento que para certas atividades, cumprindo protocolos, a gente entende que com nossos protocolos é seguro fazer a prova do Enem”, afirma.

Lopes ressaltou que o Inep vai recorrer da decisão judicial de suspender o Enem no Amazonas. “Independentemente da decisão ou resultado, quero garantir que existe um bom ambiente de negociação [com o governo estadual]”, disse ele. “A reaplicação da prova é uma possibilidade, mas não existe nenhuma decisão com relação a isso. É uma excepcionalidade”.

 

Fonte: Com informações do Rondoniaovivo e UOL