Trajeto de cegos tem poste no meio do caminho em bairro de Vilhena

Lei federal determina que todos os locais devem promover a facilidade de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

6362
Piso tátil direcional na rua Antônio Lopes Coelho tem um poste como obstáculo. – Foto: Vilhena Notícias

Pedestres que não enxergam ou possuem algum grau de perda visual encontram dificuldades em trafegar em muitas avenidas e ruas de Vilhena. As principais queixas são as calçadas classificadas por deficientes visuais, e físicos, como inacessíveis. Algumas não são niveladas e apresentam buracos e mato alto, o que impede o trânsito seguro de pessoas com deficiência visual.

A cidade também carece de calçadas com piso tátil – que ajuda a orientar os cegos. Mesmo onde existe o recurso, falta infraestrutura e planejamento.

Nessa semana a reportagem do Vilhena Notícias recebeu fotos que mostram situações de clara falta de planejamento da administração pública e o desrespeito ao Estatuto da Pessoa com Deficiência ou como também é conhecido Lei Brasileira da Inclusão.

A prefeitura, responsável pela sinalização de espaços públicos, construiu um caminho de piso tátil direcional, usado como sinalização para guiar deficientes visuais com bengala, na calçada da rua Antônio Lopes Coelho, ao lado do cemitério municipal Cristo Rei. O problema é que um poste da rede de iluminação pública no meio do caminho criou obstáculo no percurso. (Veja as imagens.)

Segundo dados da Fundação Dorina Nowill, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual:

  • 624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);
  • 056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar).

OBRA DE QUEM

Em reposta ao Vilhena Notícias, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Vilhena informou que a calçada foi construída durante a gestão da ex-prefeita Rosani Donadon.

A assessoria disse ainda que engenheiros da prefeitura foram até o local na manhã desta quarta-feira (3) para uma vistoria e, assim, programar os reparos necessários. A documentação da obra também será analisada para saber de quem é a responsabilidade pelo erro, se da própria prefeitura ou ainda da empresa que fez a calçada através de licitação ou se o poste da rede de iluminação foi instalado no local após a guia ter sido colocada.

Em outros pontos do quarteirão o piso tátil direcional passa no entorno do poste. – Foto: Renato Spagnol