Testagem em massa para covid-19 na cidade acontece na quarta-feira, veja local e horário

Ação é realização da Prefeitura de Vilhena com parceria do Governo do Estado

1832

Na próxima quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Governo do Estado, realiza drive-thru de testes para covid-19. Qualquer pessoa que queira ser testado poderá fazê-lo em frente à Câmara Municipal de Vereadores, das 8h às 13h. Os pedestres poderão fazer a testagem aos fundos da Câmara, na avenida Rony de Castro. É necessário apresentar documento pessoal com foto e cartão do SUS. O teste realizado terá coleta por meio de swab (cotonete estéril) nasal.

“A testagem em massa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde e é de suma importância para o controle da pandemia. A partir do diagnóstico rápido a pessoa, que em alguns casos pode estar assintomática, já fica em isolamento e assim conseguimos diminuir a proliferação do vírus. Nós estamos passando novamente por um momento muito delicado, com um número semanal muito alto de novos casos positivos. Por isso, é importante a testagem em massa e o avanço na vacinação”, assegura a enfermeira e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.

O coordenador da Atenção Básica, José Aparecido, destaca que todos que se considerarem suspeitos devem fazer a testagem. “E, quando estiver na sua vez de ser vacinado, procure a unidade de saúde que estiver realizando a vacinação. Quanto mais pessoas vacinadas com as duas doses, mais rápido passaremos por esse período tão difícil”, garante.

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, salienta a parceria com o Governo do Estado para que a iniciativa aconteça, assim como já ocorreu em outros municípios. “Toda a equipe da nossa Saúde está empenhada em buscar o melhor para que possamos passar por esse momento e voltarmos à normalidade. Mas, para que isso aconteça de forma mais rápida, é preciso que a população também se empenhe em manter as medidas possíveis de distanciamento, uso de álcool em gel, higienização das mãos, evitar levar as mãos ao rosto quando estiver fora de casa”, explica o prefeito.

Semcom

TESTAGEM POR SWAB (cotonete estéril) nasal acontece nesta quarta-feira, das 8h às 13h