Tecnologia: 3° Pelotão de Polícia Ambiental de Vilhena recebe DRONE para otimizar a fiscalização ambiental

978

Na manhã de quarta-feira, dia 29 de junho, foi entregue pela Justiça Federal ao 3° Pelotão de Polícia Ambiental em Vilhena uma aeronave remotamente pilotada, drone, que será utilizada na intensificação de fiscalização ambiental e combate a desmatamentos no Estado de Rondônia. O aparelho foi adquirido por meio de recursos oriundos de penas pecuniárias de processos criminais, conforme decisão SJRO Vilhena, DISUB 4/2022, de 15 de junho de 2022, após projeto do Batalhão de Polícia Ambiental apresentado àquela Subseção Judiciária por meio do Processo 0021.076135/2022-11.

A solenidade de entrega aconteceu nas dependências da UNISP – Unidade Integrada de Segurança Pública, local onde está sediado o 3° Pelotão Ambiental em Vilhena e foi realizada pelo diretor da Justiça Federal em Vilhena,  Dhiego Maia Toldo. O uso de drone pelas equipes de fiscalização ambiental traz consigo vários benefícios, entre eles:

A captura de imagens de alta resolução com coordenadas geográficas, que são utilizadas para estudar o terreno e obter-se a localização exata do objeto-alvo. O acesso a áreas remotas e muitas vezes inóspitas. Aumento da segurança as equipes de trabalho.

Além disso, drones não usam combustíveis fósseis e assim ajuda a preservar o meio ambiente não poluindo o mesmo enquanto realizam o levantamento da área a ser fiscalizada.

Fonte: PM/RO