Tambaqui de Rondônia vai a Boston em busca de novos mercados

Peixe nativo brasileiro será apresentado no estande do Brasil na Seafood Expo North America no próximo final de semana

2728

O Tambaqui produzido em Rondônia retornará a Boston nos Estados Unidos, nos dias 10, 11 e 12 de março deste ano, para participar de uma das principais feiras mundiais de pescados e frutos do mar, a Seafood Expo North America. O pescado brasileiro, produzido em tanques de cultivo, estará presente no estande do Brasil que terá espaço privilegiado na feira. A ação é uma busca por novos mercados para o peixe que representa grande fatia da economia rondoniense.

A participação do Tambaqui de Rondônia no estande da Abipesca/APEX está sendo coordenada pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e a Acripar, Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia. A soma de esforços das três entidades levará todo o sabor do pescado nativo da Amazônia brasileira aos paladares americanos e de todos os participantes da feira. O objetivo é aumentar as exportações para os EUA e demais países participantes.

“A Seafood Boston é uma referência hoje, é onde toda a cadeia mundial do pescado se encontra, por isso, a importância de o nosso Tambaqui estar presente. Em 2023 a Costelinha de Tambaqui ganhou o prêmio de melhor novo produto para food service e agora em 2024 a ideia é preparar uma grande degustação para que todos possam entender por que esse peixe é tão apreciado”, explicou Alessandro Crispim, diretor técnico do Sebrae Rondônia.

O espaço do Tambaqui de Rondônia na Seafood terá degustações diárias de cortes especiais como filé, costelinha e banda. A comitiva rondoniense terá a participação direta do governador Marcos Rocha, do secretário de agricultura, Luis Paulo, do chef de cozinha Diogo Sabião, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras, de um representante do Sebrae, assim como representantes comerciais das indústrias aptas para exportação.

Parte dessa ação utiliza recursos do Sebrae do Projeto IG Tambaqui do Vale do Jamari, que tem o objetivo de aumentar o faturamento e a competitividade dos piscicultores de peixes nativos de Rondônia frente ao mercado nacional. Segundo dados da Associação Peixe BR, as exportações de Tambaqui fecharam 2023 com um volume de vendas de US$ 798 mil – algo em torno de R$ 4 mi – número que representa um aumento de 809% em relação as vendas de 2022.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).