Secretários e servidores da Agricultura de vários municípios vêm a Vilhena para três dias de Integração Rural

Evento organizado pelo Governo de Rondônia conta com apoio da Prefeitura, veja programação

180

Foi lançado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira, 22, a segunda edição do Integração Rural em Vilhena com dezenas de secretários municipais e servidores da Agricultura de diversas cidades de Rondônia e participação especial do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Vilhena. O evento, organizado pela Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural) com apoio da Prefeitura de Vilhena, vai percorrer diversas propriedades de referência na zona rural de Vilhena a fim de promover intercâmbio entre os profissionais do ramo, disseminar os casos de sucesso e inspirar o restante do Estado com as ações que dão certo em Vilhena.

O prefeito Eduardo Japonês e o secretário de estado de Agricultura, Evandro Padovani, ao lado do deputado estadual Luizinho Goebel, fizeram o lançamento do evento, junto do presidente da Emater, Luciano Brandão, do vice-presidente da entidade José Arimatéia, do secretário municipal de Agricultura, Marcelo “Boca”, e dos vereadores Samir Ali, Wilson Tabalipa e Sargento Damassa.

“Tempos ruins na agricultura vão e voltam, sempre será assim. Mas, na crise, o que faz diferença é a produtividade. O momento de baixa atinge a todos, mas sofre menos que aprendeu, se especializou e melhorou sua produtividade. Este evento vai mostrar a todos que aqui em Vilhena temos bons exemplos de aumento da produção com o mesmo plantel de gado ou a mesma quantidade de terra. Esse conhecimento vale muito. E por isso parabenizo aos organizadores e ao Padovani e Luizinho, pela iniciativa”, garantiu o prefeito Eduardo Japonês.

O secretário de estado de Agricultura, Evandro Padovani, frisou o sucesso do agronegócio em Rondônia. “Estamos ganhando muitos prêmios Brasil a fora com café, queijo e tantos outros produtos que são referência nacional em qualidade. Nossa Emater, com certeza, é a melhor do país. Será uma semana de intercâmbio técnico de práticas sustentáveis na agropecuária no bioma amazônico”, destacou.

Luizinho Goebel, um dos incentivadores e organizadores do evento, lembrou que os produtores fazem de Vilhena uma cidade gigante. “Em 10 anos seremos a segunda maior cidade de Rondônia graças ao agronegócio. Muitas vezes os produtores rurais não são vistos, por morarem em locais de difícil acesso. Mas desde que comecei na política, décadas atrás, é com essa classe que mais me identifico. São homens de valor que transformaram o estado. Este será um evento ótimo, de valorização do produtor e do agro, em geral. Aproveitem!”, disse.

Por sua vez, Luciano Brandão ressaltou o compromisso do governo com o agro. “Apesar de o coronel Marcos Rocha não ser produtor rural, ele investiu pesado e deu condições para trabalharmos. Vamos receber em breve 98 veículos e isso se deve ao comprometimento do Governo com o agro. Obrigado aos municípios por enviarem seus representantes e façam bom proveito do intercâmbio!”, assegurou.

De acordo com a Emater, cada município enviou um representante, pelo menos. Com todo o Estado em Vilhena, a abertura do evento contou ainda com a presença do prefeito de Castanheiras, Cícero Godoi, e dos vice-prefeitos de Colorado do Oeste, João da Fórmula 1, Fofão, de Ministro Andreazza, Josmar Teixeira, de Teixeirópolis, além de diversos secretários municipais de agricultura, servidores da Emater, da Prefeitura de Vilhena e de outros interessados.

Nesta segunda-feira a programação segue para visitas a propriedades do programa Balde Cheio, realizado pela Prefeitura de Vilhena. Depois do almoço, mais propriedades vão ser visitadas com consequente participação dos integrantes da comitiva no evento Conexão Sebrae no Park Shopping de Vilhena.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp da Prefeitura, 3919-7081.

Semcom

EVENTO REÚNE REPRESENTANTES do agronegócio de todo o Estado em Vilhena