Saúde confirma mais 3 casos positivos de covid-19 em Vilhena; casos confirmados já passam de 50

Há atualmente 25 casos ativos de moradores de Vilhena e mais dois de outros estados. Estes são os pacientes que podem transmitir a doença.

0
3056
Um técnico monta kits de teste de coronavírus nas instalações de fabricação da Evolve, onde fabricarão ventiladores, em Fremont, Califórnia, EUA, em 26 de março de 2020. Foto tirada em 26 de março de 2020.

Vilhena registrou 3 novos casos confirmados de covid-19 de vilhenenses neste sábado, 30, e mais um quarto caso de um morador do Estado do Mato Grosso, que não entrará na estatística de casos locais. Além disso, foram identificados 3 casos suspeitos novos e a cidade 19 resultados negativos. Dessa forma, Vilhena registra, até as 19h30 de hoje: 51 casos confirmados de vilhenenses, dois positivados moradores de outros estados, 56 casos suspeitos e 384 descartados. Há atualmente 25 casos ativos de moradores de Vilhena e mais dois de outros estados. Estes são os pacientes que podem transmitir a doença, visto que 26 já estão recuperados.

Os três novos casos positivos de moradores de Vilhena são 2 do sexo feminino com 30 anos (Residencial Solar) e 39 anos (Jardim das Oliveiras), bem como 1 do sexo masculino com 23 anos (Setor 13). Outro caso positivo identificado foi o de um motorista do Estado do Mato Grosso com 65 anos que teve de ser internado na Enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19, em isolamento mas sem necessidade de respirador. Este é o segundo caso de morador de outro Estado que é tratado no município. O primeiro foi o de um motorista do Estado do Paraná, que está internado desde o dia 27.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou 3 coletas de amostras para exames do tipo RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição Reversa Seguida de Reação em Cadeia da Polimerase), que foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Porto Velho. São três pacientes do sexo masculino com 24, 33 e 52 anos. Os resultados desta modalidade de exame, que pode identificar com precisão mesmo pacientes recém-contaminados, têm demorado de 3 a 5 dias para estarem prontos.

Ao mesmo tempo, a Semus realizou 9 testes rápidos em profissionais do Hospital Regional de Vilhena. Todos deram resultado negativo para covid-19.

A Central de Atendimento à Covid-19 chegou a registrar um total de nove pacientes internados neste sábado, o recorde em Vilhena até o momento. Porém, no momento de fechamento deste boletim, estão internados cinco pacientes: três positivos do sexo masculino com 59, 65 e 67 anos, bem como dois casos suspeitos do sexo masculino 40 e 52 anos. Todos os demais casos suspeitos e confirmados estão com recomendações expressas de cumprir isolamento domiciliar, pois não apresentam sintomas ou têm apenas sintomas leves. O distanciamento social para estes é importantíssimo pois a doença pode demorar 14 dias para se manifestar, mas, neste período, mesmo sem sintomas, o paciente já pode transmitir para outras pessoas.

Todos os vilhenenses que apresentarem sintomas de gripe devem ligar para os números: 3321-4338 (das 7h às 13h e das 15h às 17h) ou 98442-1163. Denúncias de descumprimento de normas de Saúde podem ser feitas pelos números: 190 (24h) ou 3322-1936 (7h às 17h30).

O painel da covid-19 do Governo Federal para o Estado revelou que Rondônia tem 4.743 casos confirmados e 151 óbitos. No Brasil o número de casos confirmados já ultrapassou 498 mil, com 28,8 mil mortes. No mundo são 6,1 milhões de casos confirmados e 370 mil mortes.

Número de Casos de Coronavírus (covid-19) em Vilhena

  • Confirmados: 51 vilhenenses e 2 de outros Estados
  • Suspeitos: 56
  • Internados: 5 (3 confirmados e 2 suspeitos)
  • Descartados: 384
  • Recuperados: 26

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde