Rondoniense vence reality show de gastronomia nos EUA: ‘foi uma jornada de superação para mim’

1727
Jaíne Mackievicz, de 29 anos, foi a vencedora de um reality show de gastronomia estadunidense — Foto: Reprodução/Instagram

A rondoniense Jaíne Mackievicz, de 29 anos, foi a vencedora de um reality show de gastronomia estadunidense no início da semana. Em entrevista à Rede Amazônica, ela disse que além da 1ª colocação, foi um prêmio poder representar a culinária brasileira.

“Poder mostrar os sabores do nosso país, que eu amo tanto. Eu consegui fazer brigadeiro, consegui fazer moqueca, arroz e feijão, teve de tudo”, lembrou.

Jaíne é natural de Costa Marques (RO), mas viveu a maior parte do tempo em Ji-Paraná (RO) antes de migrar para os Estados Unidos. O que motivou a mudança foi o amor pela gastronomia e admiração pela Julia Child, uma autora de livros de culinária estadunidense.

A cozinheira contou que foi uma surpresa quando entraram em contato convidando para participar da 1ª temporada do “The Julia Child Challenge”, um reality show de competição culinária, feito em homenagem à autora.

“Eu tinha escrito um artigo para uma revista dos Estados Unidos contando a minha história com a Julia, como que eu era louca por ela e, na verdade, que eu mudei para os Estados Unidos por causa dela. Eles entraram em contato comigo e minha primeira reação foi ficar com muito medo”, comenta.

Para a rondoniense, os principais desafios eram a língua e o medo de não conseguir reproduzir as receitas da mulher que lhe inspirou e inspira.

“Eu acho que foi uma jornada de superação para mim assim como para tantos outros brasileiros que se mudam para cá e querem construir uma nova vida. Poder representar essas pessoas com a imigrante que eu sou para mim foi uma coisa fantástica”.

Ao longo de seis episódios, oito cozinheiros competiram entre si reproduzindo receitas da Julia. A Jaíne aproveitou o momento e os ingredientes disponíveis para colocar nos alimentos sua identidade brasileira e rondoniense.

“Eu fiz uma moqueca de peixe de água salgada, mas com o mesmo estilo que meu pai me ensinou, com bastante leite de coco e azeite de dendê. Eu acho que foi o primeiro prato que mostrou aos jurados que eu podia agregar com sabores do nosso país”, relembra.

Durante a final, que aconteceu esta semana, a vitória de Jaíne também teve um “gostinho de casa”. Para o futuro ela planeja continuar escrevendo livros de gastronomia, ensinando receitas brasileiras para os gringos e, quem sabe, receitas de fora para brasileiros.

Julia Child

Famosa nos Estados Unidos por seus livros de culinária e diversos programas de TV, Julia Child ficou mais conhecida internacionalmente após o filme de 2009 “Julie & Julia”, em que a atriz Meryl Streep a interpretou.

Nascida na Califórnia, Julia conheceu, durante a Segunda Guerra Mundial, seu marido, Paul Child, um gourmet que vivia em Paris. Após a guerra, Child foi nomeado pelo Departamento de Estado para um posto na França, onde Julia teve aulas na renomada escola de culinária Le Cordon Bleu.

FONTE: POVO EM ALERTA