RO vai receber 100 mil kits de teste rápido para coronavírus, diz Secretaria de Estado de Saúde

Testes rápidos prometem resultados em 15 minutos.

1523
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) anunciou na manhã desta terça-feira, 7 de abril, que Rondônia vai receber 100 mil testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19). Os kits foram comprados pelo governo do Estado. A entrega é prevista para o domingo, 12. Uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar deverá fazer o transporte dos kits para agilizar o recebimento.

Segundo Fernando Máximo, chefe da Sesau, os kits serão distribuídos para os 52 municípios do Estado. O critério de distribuição não foi informado.

Teste rápido

Segundo o Ministério da Saúde, os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença.

Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Porto Velho, poderá realizar testes para diagnóstico da Covid-19. Antes, as amostras eram enviadas à central no Rio de Janeiro, onde as análises eram feitas.

“A Fiocruz em Porto Velho está habilitada para fazer os testes. Tem pessoal e equipamentos necessários para fazer”, declarou Fernando Máximo. “O problema está na falta de insumos [kits], mas a partir do momento que recebermos os kits a Fiocruz poderá nos auxiliar para aumentar a nossa capacidade de testes”, emendou Máximo.

Atualmente, apenas o Laboratório Central de Rondônia (Lacen), em Porto Velho, realiza os testes no Estado.