Renomado advogado paulista profere palestra na 2ª noite do X Encontro Jurídico da FACULDADE AVEC

112

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, aconteceu nas dependências da Faculdade AVEC a 2ª noite do X Encontro Jurídico, organizado pela XI Turma de Direito e pela instituição. O renomado advogado paulista, João Carlos Sanches, que abordou o tema: “Recuperação Judicial de Empresas – Baixa Efetividade da Lei”.

Sanches que é mestrando e professor da Rede Gonzaga de Ensino Superior em Dracena-SP, sintetizou a lei de recuperação judicial de empresas, citando inicialmente os três tipos de crises pelas quais as empresas podem passar: Crise Econômica (retração dos negócios), Crise Financeira (Sem caixa para honrar compromissos) e a Crise Patrimonial (Quando não patrimônio para arcar com as dívidas).

O advogado exemplificou que neste último caso, as empresas podem iniciar uma ação de recuperação judicial para tentar salvar a empresa. No entanto, é necessário que tal recuperação seja realizada de forma viável e coesa. “de 2005 a 2013, 4000 mil empresas entraram com ações de recuperação judicial, no entanto, apenas 45 conseguiram se salvar, 398 faliram e os demais estão ainda se arrastando na justiça”, afirmou Sanches.

O jurisconsulto encerrou sua palestra avaliando que a lei que rege a recuperação judicial das empresas, deve ser discutida com mais afinco pelos legisladores para poder ter uma maior efetividade no contexto do Direito Empresarial.

Ao final da palestra, o professor José Gonzaga da Silva Neto, presidente da REGES, fez uso da palavra, e agradeceu a colaboração de todos os acadêmicos na organização do evento, e enalteceu a palestra de João Carlos Sanches e seus ensinamentos jurídicos.

Gonzaga ainda salientou a importância do curso de Direito na sociedade, “Os profissionais do Direito tem um papel relevante na sociedade, por isso, é necessário que os acadêmicos tenham disciplina e vontade no aprendizado de sua futura profissão. E nunca esquecerem continuar os estudos, mesmo após serem profissionais conceituados”, finalizou.

Apresentação cultural aconteceu antes do início da palestra.