Silvio Lutz comenta realização do concurso da Câmara de Vilhena e destaca história do Instituto Ibade

Instituto que venceu licitação atua há mais de 30 anos no cenário nacional: Ibade realiza, além de Vilhena, o concurso da Câmara de Porto Velho

5042
Silvio Lutz é presidente do Ibade, Instituto que atua há mais de 30 anos no cenário nacional. (Foto: Renato Spagnol)

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), com sede em Niterói (RJ) venceu o processo licitatório para realizar o concurso público da Câmara Municipal de vereadores de Vilhena. O contrato foi formalizado na segunda-feira (15) e as inscrições deverão ser abertas nesta quarta-feira (17) e vão até 20 de novembro. A prova deve ser aplicada aos concorrentes em 16 de dezembro.

Em entrevista ao Vilhena Notícias nesta terça-feira o presidente do Ibade, Silvio Lutz, destacou que o Instituto há mais de 30 anos atua no mercado nacional no planejamento e execução de concursos públicos e processos seletivos nas esferas federal, estadual e municipal. Mas não só: a atuação do Ibade “não se restringe às instituições públicas, pois abrange processos seletivos em entidades privadas”, destaca Lutz.

Silvio Lutz ressalta ainda que o Instituto há 10 anos participa de dois fóruns: o Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) e FONAC (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais). “Estes fóruns acontecem de quatro a cinco vezes anualmente, onde secretários se reúnem para deliberar estratégias de administração e troca de informações, e, como gestor do Ibade, tenho participado dos fóruns e com isso nosso leque no cenário nacional fica aberto, pois mantemos contato com secretários de todos os estados”, declara Lutz.

Concursos em andamento

Sob a realização do Ibade estão abertos concursos públicos em Porto Velho (RO) para a Câmara de Vereadores, Companhia de Abastecimento de Água do Rio Grande do Norte (RN), Conselho de Medicina Veterinária do estado do Espirito Santo (ES) e, para o Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) do município do Rio de Janeiro (RJ).

Nas próximas semanas o Instituto assinará contratos para a realização de concursos para as prefeituras de Itapemirim, Aracruz e Vitória, municípios do Espirito Santo e ainda para a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Concursos para Agentes Penitenciários dos estados de Sergipe e Mato Grosso, e Polícia Militar do Rio Grande do Norte estão em fase de conclusão pelo Ibade.

Em Rondônia o Ibade já realizou concursos para as polícias militar e civil, Secretaria de Educação do Estado e Iperon (Instituto de Previdência do Estado de Rondônia), além de concursos municipais para as prefeituras de Ji-Paraná, Porto Velho e Cacoal.

Sigilo

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia visitaram a sede do Ibade. “Nós recebemos a visita dos conselheiros que avaliaram não somente nossa conduta, mas também nossas instalações. Temos uma estrutura mantida sob vigilância de câmeras e com acesso restrito. As questões das provas são inéditas, elaboradas por diversos professores e a impressão acontece na gráfica dentro da nossa estrutura, sem qualquer interferência externa, tudo isso para garantir o mais absoluto sigilo e lisura no processo”, finaliza Lutz.

O Ibade nasceu através da Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt), instituição que foi criada dentro da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, mas que por força de lei teve que parar de realizar concursos, com isso os profissionais a Fundação migraram para o Instituto dando continuidade aos trabalhos já em andamento da Fundação.