Novo playground construído na creche Aparecida dará conforto a alunos no retorno às aulas presenciais

Terceira ação de controle de pombos do ano começa nesta quarta-feira e envolve plano em várias frentes

556

Um colorido e novinho playground com grama sintética, além de uma cobertura de passarela na entrada da escola, foram construídos recentemente na creche Aparecida da Silva, da Prefeitura de Vilhena. Com investimento de R$ 25 mil da própria unidade por meio da descentralização de recursos promovida nesta gestão, as estruturas garantem mais segurança, conforto e bem-estar aos alunos, que deverão retomar as aulas presenciais em breve, quando o trabalho de controle de pombos iniciado há várias semanas for concluído.

“A melhoria nas escolas é constante. Aqui temos muito trabalho em andamento atualmente. O playground e a cobertura foram construídos para dar um bom ambiente aos alunos. Estamos com adequação da subestação com projeto em aprovação pela Energisa e trabalhos de mudança dos postes pela Energisa já em andamento também. E, como informado recentemente, os trabalhos de controle de pombos estão em andamento. Estamos na segunda etapa do trabalho para que as aulas voltem em breve”, explica Alexsandra Toledo, diretora da creche.

O playground e cobertura teve ainda apoio da Semed, com telhamento e acompanhamento do setor de manutenção da secretaria. Para a creche deve chegar nos próximos meses também um parquinho infantil novo, a ser comprado com emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel, paga em 31 de agosto deste ano à Prefeitura de Vilhena. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou a adesão a uma ata de registro de preços em 4 de novembro e agora trabalha no empenho do valor para solicitar os primeiros parquinhos nos próximos dias. A instalação está prevista para o início de 2022.

Sofrendo com a persistência dos pombos em procurar abrigo na escola, a direção da escola contou com equipe especializada em falcoaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde 2018. As aulas puderam acontecer normalmente com este serviço, que foi feito de maneira consistente em 2019 e 2020. Em preparação ao retorno das aulas, os falcões foram utilizados novamente em maio de 2021, porém a saída do servidor habilitado para o trabalho interrompeu o serviço. Assim, foi contratada uma empresa especializada em dedetização e limpeza para tratar do tema. Em várias incursões na escola, a empresa fez instalação de espículas, limpeza e trabalho de fechamento dos locais de morada das aves.

“Essa primeira rodada do trabalho não foi suficiente para afastar completamente os animais, que retornaram recentemente. Por isso, foi exigido da empresa uma nova etapa de limpeza e ações mitigadoras. O projeto foi apresentado na semana passada e será executado na escola a partir desta quarta-feira. Nosso papel em buscar a solução especializada está sendo feita e esperamos que a escola possa retomar as aulas no ano letivo de 2022 normalmente”, comenta a secretária municipal de Educação, Amanda Areval.

Foram já instaladas espículas em mais de 390 metros lineares, bem como feita limpeza e dedetização nas últimas semanas. Nesta nova etapa será aplicado plano de ações que envolvem gel para pombos, espiral, fios de nylon, telas, plantas ornamentais, inclinações de superfícies, imagens de predadores, sons, eletricidade, eliminação das condições favoráveis à sobrevivência no local e controle populacional.