MP destaca importância da denúncia em abertura de seminário sobre Abuso sexual contra crianças e adolescentes

1256

O Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça, Adalberto Mendes de Oliveira Neto, da Comarca de Buritis, participou da cerimônia de abertura do 8º Seminário da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado na terça-feira (23/4) , no auditório da Câmara de Vereadores do município.

Em sua fala, o Promotor de Justiça frisou a importância da denúncia sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, lembrando que em mais de 70 (setenta) por cento dos casos, a violência ocorre dentro de casa e os atos são cometidos por pessoas muito próximas, como pais, padrastos, avós, tios e irmãos, vizinho e conhecido da família. “A a proteção, a denúncia e o cuidado com as crianças e adolescentes não podem ocorrer só no 18 de maio, mas todos os dias”, ponderou.

O integrante do MP destacou que somente com a denúncia é possível se chegar com brevidade ao culpado e evitar que ele cometa novos abusos, enfatizando a necessidade de maior celeridade e prioridade para esses casos por todo o sistema de segurança e de justiça.

Na ocasião, o Promotor de Justiça informou os canais de comunicação do Ministério Público, bem como lembrou que as denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares, delegacias de polícia e até mesmo nas escolas, sendo que os professores devem estar atentos e integrados na rede que buscar proteger as crianças e adolescentes.

O evento, coordenado pela prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Ação Social, foi alusivo ao dia 18 de maio, em que se celebra o “Dia Mundial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00.