Laboratório municipal é inaugurado em Vilhena e deve realizar milhares de exames por mês

Prefeito anunciou abertura do local com mais espaço, conforto e segurança para pacientes nesta segunda-feira

3889

O prefeito Eduardo Japonês anunciou na manhã desta segunda-feira a abertura do prédio do Laboratório Municipal de Exames, anexo ao Hospital Regional de Vilhena (HRV), com entrada na avenida Jô Sato. Maior, mais confortável e com estrutura melhor, o novo prédio do laboratório deve permitir atendimento diário a até 220 pacientes, tanto do HRV e das unidades de Saúde do município, como do público externo.

“O espaço precisava de recuperação, limpeza e estruturação geral, porque foi licitado em 2014, concluído em 2015 e desde então estava parado. Vazio. Nos esforçamos desde que assumimos para colocar as coisas que estavam paradas no município para funcionar. Em apenas 3 meses de orçamento próprio conseguimos abrir o laboratório. É, sem dúvida, uma conquista para toda a população”, revela o prefeito Eduardo Japonês.

O secretário de Saúde, Afonso Emerick, visitou o espaço na manhã de hoje e parabenizou a equipe. “É, sem dúvida, uma missão que nos foi dada pelo prefeito Eduardo e que, com o apoio dessa equipe, conseguimos realizar em tempo recorde. Agradecemos ao apoio que o prefeito tem nos dado para realizar essas ações que vão beneficiar principalmente os mais humildes, que não tem condições de pagar exames caros como os que são feitos aqui”, contou.

COMO VAI FUNCIONAR – A partir de agora as entregas de fichas para atendimento de pacientes externos (que não estão no HRV) não ocorrerão mais pela recepção do hospital e sim pela nova recepção do laboratório. “Isso vai reduzir o fluxo de pessoas dentro da unidade hospitalar, o que vai facilitar o trabalho e diminuir o risco tanto para eles como para os pacientes”, explica Roberta Mattos, coordenadora do laboratório.

As entregas de resultados de exames serão realizadas no novo local, das 15h às 17h. O horário para realização de coletas e exames é das 7h às 17h. O novo prédio vai ser composto por seis servidores que vão trabalhar para entregar exames de imunologia, hormônios, hematológicos, bioquímicos e urianalíticos. Todos gratuitos.

O espaço vai fornecer resultados de exames para todas as unidades de saúde do município, como Instituto do Rim, Casai, Centro de Atendimento à Terceira Idade, Postos de Saúde, Pronto Socorro, penitenciária, alas do Hospital Regional, programa Melhor em Casa, entre outros.