IDARON: prazo para Declaração Obrigatória de Rebanhos termina em 31 de maio

Declaração pode ser feita pela internet ou diretamente nos escritórios da IDARON.

1084

Inicia-se no dia 1º de maio o período de Declaração Obrigatória de Rebanhos junto a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON) – etapa 1 de 2022.

O prazo será de 1º a 31/05 e todos os possuidores de rebanho bovino, bubalino, suínos, ovinos e caprinos devem realizar a declaração, além de informar a quantidade de equídeos e aves.

A declaração de rebanho é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), obtido em 2020.

O presidente da Agência IDARON, Júlio Cesar Rocha Peres destaca a importância da campanha. Segundo ele: “É de extrema importância que o produtor faça a declaração dos rebanhos, para que a IDARON mantenha atualizado o banco cadastral de dados. Esse é um dos compromissos que integram a política de responsabilidades compartilhadas”. A participação dos produtores é fundamental para o sucesso da produção pecuária de Rondônia.

Durante a campanha, além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, serão levantados dados sobre a produção de leite, peixe/pescados, cacau, cupuaçu e café, por meio de perguntas simples e diretas, para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

Sobre as demais culturas a serem declaradas, Júlio Cesar afirma tratarem-se de informações que sempre fizeram parte das campanhas oficias da IDARON, que são de extrema importância para o fomento da atividade agropecuária no estado.

“São dados que permitem sabermos em quais regiões estão concentradas tais culturas”, pois além da área animal a IDARON atua também no controle de pragas vegetais, através do monitoramento do comércio e uso de agrotóxicos, garantindo a segurança alimentar e a qualidade das lavouras.

A IDARON esclarece que o produtor pode realizar sua declaração de três formas:

  1. Diretamente pelo site com uso de senha pessoal cadastrada previamente; (CLIQUE AQUI)

2. Com o preenchimento de formulário próprio disponível; (CLIQUE AQUI)

O formulário deverá ser preenchido, sem rasuras, assinado e enviado aos números de Whatsapp dos escritórios. Os números de contato da regional de Vilhena estão disponibilizados abaixo.

  1. Aqueles que encontrarem dificuldades com os meios digitais podem realizar a declaração presencialmente nos escritórios da IDARON, levando anotada a relação dos animais, conforme padrões do formulário.

A IDARON solicita ainda que os produtores não deixem para fazer suas declarações na última hora, a fim de evitar filas, bem como deem preferência as formas não presenciais, sempre que possível.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas nos canais de atendimento citados, que estão disponíveis para o produtor.

 

Nº dos Whatsapp da Idaron – Regional de Vilhena:

Vilhena: (69) 99258-1097

Colorado do Oeste: (69) 99261-6884

Cerejeras: (69) 99268-7770

Cabixi: (69) 99262-3438

Corumbiara: (69)99271-0854

Chupinguaia: (69)99278-8089

Pimenteiras do Oeste: (69) 99269-6475