Hospital de Colorado do Oeste está sem raio-X, demanda virá para Vilhena

1162

O Hospital Municipal Dr. Pedro Granjeiro de Colorado do Oeste está sem o serviço de raio-x e a situação vem causando transtorno para os pacientes e médicos da cidade.

O problema se estende há várias semanas, sendo que os pacientes que necessitam Exame do Raio X estavam sendo enviados para municípios vizinhos, como Cerejeiras, Cabixi e Vilhena, devido ao equipamento estar com defeito.

Ao site Conesul Acontece a diretora do hospital, Izabel da Silva, disse que a prefeitura depende do serviço de manutenção autorizada da empresa fabricante, sendo impedida de proceder qualquer tipo de reparo sem a autorização da empresa credenciada.

O fato de o aparelho ser digital, o defeito foi identificado no computador e no armazenamento, corrompendo o sistema. Um técnico esteve na unidade hospitalar, porém, foi constatada a necessidade de novas peças no equipamento, sendo realizado um pedido na própria sede da fábrica, no qual o próprio técnico relatou que este tipo de problema é o primeiro caso ocorrido no Brasil.

A diretora ainda relatou que houve uma tentativa de levar o equipamento até Varginha, MG, na própria sede da fábrica para agilizar o reparo, porém, não se obteve a resposta positiva de seus fabricantes.

Uma outra situação que preocupa a Direção do Hospital, que Cabixi está realizando a troca de seu equipamento, e já não faz os exames, e a partir de segunda-feira 18, o município de Cerejeiras também não receberá mais pacientes de Colorado por estar realizando a substituição dos equipamentos antigos por novos.

A alternativa para atendimentos aos pacientes fica sendo Vilhena, porém, o Hospital Regional atende apenas casos emergenciais, pois as demandas não estão sendo supridas.