Homem que matou adolescente por causa de um par de chinelos é condenado a 15 anos de prisão

Réu foi sentenciado seis anos depois de cometer o assassinato

2791
Renato Cosme, hoje com 28 anos.

O Tribunal do Júri de Vilhena condenou, nesta segunda-feira (23), Renato Cosme da Silva a 15 anos de reclusão por homicídio qualificado. O homem foi acusado de matar o jovem Bruno Henrique de Oliveira Silva por causa de um par de chinelos. O crime ocorreu em abril de 2013 no bairro Jardim Eldorado, em Vilhena. À época, a vítima estava com 17 anos.

A decisão de primeira instância cabe recurso. A juíza Liliane Pegoraro Bilharva determinou o cumprimento da pena em regime fechado sem o direito do sentenciado recorrer em liberdade.

De acordo com as investigações, Renato Cosme bateu na cabeça de Bruno Henrique com uma garrafa de vidro. As pancadas provocaram traumatismo craniano e o jovem chegou a ser socorrido com vida ao pronto-socorro do Hospital Regional, mas morreu horas depois. Um laudo da perícia, feito na época do crime, aponta que a vítima também teve o pescoço cortado por um caco de vidro.

Renato Cosme foi preso em novembro de 2017, quatro anos depois de cometer o homicídio. Em seu primeiro depoimento ele confessou que espancou o rapaz mas, negou que o motivo fosse o par de chinelos. A briga que resultou na morte teria sido motivada por uma dívida, afirmou Renato em depoimento. Depoimentos de testemunhas contradizem a versão dele e reforçam a tese que a discussão começou por causa de um par de chinelos.

Nesta segunda-feira na presença do tribunal do júri, o réu declarou que não teve a intenção de provocar a morte do jovem. A pena será cumpria no Centro de Ressocialização Cone Sul, penitenciária na área rural de Vilhena.