Governo premia vilhenenses por projetos de incentivo à cultura

Com o prêmio eles vão realizar dois projetos de valorização da cultura rondoniense

935

Os produtores culturais e membros do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções de Vilhena, Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado estão muito felizes, pois ganharam mais dois prêmios de incentivo à cultura do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Eles foram contemplados no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura  com o prêmio “Danna Merril de Fotografia”. A entrega dos prêmios foi realizada nesta segunda-feira, 5, durante uma solenidade no Salão Nobre Rosilda Shoknnes, no 11º andar do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, onde foram premiados 19 produtores culturais através do Fundo Estadual de Desenvolvimento à Cultura (Fedec), nas áreas de literatura, música e fotografia.

Os prêmios foram entregues pelo titular da Sejucel, Rodnei Paes, do presidente da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), Fabiano Barros, e pela pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marcele Pereira.

Emocionada a produtora cultural e jornalista Andréia Machado, agradeceu ao prêmio e ressaltou a importância dele para a valorização da cultura rondoniense.

“É uma alegria receber mais uma vez um prêmio de incentivo a cultura de Rondônia. Estamos trabalhando com dedicação e é muito bom receber o reconhecimento desse empenho. O incentivo à cultura, concedido pelo governo rondoniense por meio de editais, é a forma mais democrática para o repasse de recursos públicos”, ressaltou Andréia Machado que agradeceu a todos os servidores da Sejucel pelo belo trabalho prestado a comunidade artística em Rondônia.

Já o produtor cultural e músico Marcio Guilhermon lembrou que este é o terceiro prêmio que o grupo recebe do Governo de Rondônia. “No ano passado fomos contemplados com o Prêmio Lídio Sohn de fomento ao audiovisual e produzimos o documentário ‘Os Nambiquaras e o Ritual da Menina-moça’ que alcançou mais um milhão de visualizações no YouTube. Temos compromisso em realizar projetos que valorizam a cultura amazônica”, ressaltou Marcio Guilhermon.

O produtor cultural e fotografo Washington Kuipers informou que com o recurso dos prêmios o Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções pretende realizar dois projetos culturais, sendo uma  exposição fotográfica que tem como objetivo mostrar a riqueza cultural dos indígenas que povoam Rondônia e também promover uma oficina de fotografia para estimular a criatividade dos ribeirinhos remanescestes quilombolas residentes de Pimenteiras do Oeste.

“Obrigado a todos que apoiam nosso trabalho, e fiquem ligados em breve teremos novidades”, disse Washington Kuipers.

 

Fonte: Assessoria