Foragidos de Mossoró planejavam fugir para o exterior, afirma Lewandowski

464

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse na tarde desta quinta-feira (4) que os fugitivos da penitenciária federal de Mossoró (RN), capturados nesta manhã, planejavam ir para o exterior. “Fugitivos estavam em comboio do crime”, afirmou o chefe da pasta, que falou em “vitória das forças de segurança”. Além dos dois presos, quatro suspeitos de auxiliar na fuga foram detidos.

“Foram presos em uma ponte [em Marabá (PA)]. Essa ponte foi fechada dos dois lados”, explicou o ministro. “Foi uma operação extremamente bem sucedida. Não foi disparado um tiro, nenhum ferido, nenhum morto”, comemorou.

“Eles voltarão para o lugar de onde saíram, em Mossoró”, disse Lewandowski. Ele afirmou que a estrutura do presídio foi corrigida e que os problemas que levaram à fuga dos detentos foram resolvidos.

“Quero afirmar que é uma vitória do Estado Brasileiro, das forças de segurança do Brasil, que demonstra que o crime organizado em nosso país não será bem-sucedido”, comemorou o ministro. Tivemos a demostração disso quando desvendamos o crime da vereadora Marielle [Franco], um trabalho de inteligência capitaneado pela Polícia Federal, MPF [Ministério Público Federal] e MP [Ministério Público] Estadual, mostrando que a coordenação de forças leva ao sucesso”, disse o titular da pasta da Justiça e Segurança Pública.

Captura

Os dois foragidos da penitenciária federal de Mossoró (RN) foram capturados nesta quinta-feira (4), 50 dias após a fuga. Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33, foram encontrados em Marabá (PA) durante uma ação conjunta da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Eles haviam escapado do presídio na madrugada de 14 de fevereiro. A fuga foi a primeira desde a implementação do Sistema Penitenciário Federal no Brasil, em 2006.

Segundo a PRF, além de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, quatro pessoas foram presas. A corporação informou ainda que apreendeu um fuzil com os homens.

 

Por R7