Festinhas em período de quarentena devem ser denunciadas

Em Porto Velho uma festa reuniu dezenas de pessoas no último sábado e virou caso de polícia

6957
Foto: Ilustrativa

O Ministério da Saúde recomenda que não sejam realizados eventos, públicos ou privados, para evitar a aglomeração de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde março em Rondônia, o governador estadual e prefeitos publicaram decretos que seguem na mesma linha, no entanto, pessoas insistem em ignorar os riscos e continuam a promover festinhas privadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o isolamento social é a principal medida para conter o avanço do novo coronavírus.

No sábado, 11 de abril, policiais e autoridades sanitárias interromperam uma festa com cerca de 30 pessoas que era realizada em Porto Velho (RO). Entre os convidados havia pacientes que descumpriram a ordem de quarentena por contágio com o novo coronavírus.

Em um comunicado oficial a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que entre os convidados havia pessoas que testaram positivo para a doença, entre elas três diagnósticos de Ariquemes e um de Porto Velho. Os convidados foram submetidos a exames. O resultado sai nos próximos dias. As autoridades sanitárias temem que a reunião possa provocar uma contaminação em massa na capital.

Em um vídeo publicado nesta segunda-feira, 13, o secretário da Sesau, Fernando Máximo, revelou que os novos casos positivos apresentados no último boletim sobre coronavírus em Rondônia são de pessoas que participaram de uma festa particular no dia 4 de abril, também na capital.

Foto: Divulgação

Fernando Máximo disse que encaminhou os dois casos para investigação policial para a responsabilização criminal de todas as pessoas que participaram das festas. Máximo pede que a população de todos os 52 municípios do Estado denuncie práticas como estas, caso tenha ciência. As informações podem ser repassadas de forma anônima para o telefone 190 da Polícia Militar – que funciona 24 horas todos dos dias da semana.

Em Vilhena a prefeitura disponibilizou o telefone (69) 3322-1936 para disque-denúncia. As chamadas são atendidas das 7h às 17h30. Fora desta faixa horária a denúncia deve ser feita à Polícia Militar.

Até a tarde deste domingo, 12 de abril, foram confirmados os seguintes resultados para Covid-19 em Rondônia:

Casos confirmados – 42
Pacientes curados – 14
Óbitos – 02
Pacientes internados com Covid-19 – 01 (Cemetron)
Descartados – 817
Aguardando resultados do Lacen – 07